Depois de muita expectativa, a Porsche lançou oficialmente no mercado brasileiro a terceira geração do Panamera. O veículo traz novidades em design, tecnologia e performance, o que inclui uma suspensão ativa e inteligente.
O Panamera 2025 preserva as linhas mestras que surgiram em 2009, mas com aspecto bem mais atual em termos de design. O modelo full-size de luxo tem 5.052 mm de comprimento, 1.937 mm de largura e 1.423 mm de altura e generosos 2,95 m de entre-eixos.
A dianteira ganha nova entrada de ar central com laterais mais largas, enquanto a linha da janela foi redesenhada para destacar o perfil esportivo e de luxo do modelo. Na parte traseira, um novo design das lanternas em LED e a ausência de molduras na janela dão um aspecto mais moderno e refinado.
Na parte de dentro, o Panamera adota o conceito de estilo “Porsche Driver Experience": painel de instrumentos curvo de 12,6 polegadas que coloca os controles essenciais ao alcance do motorista. No centro, há multimídia de 10" e compartimento refrigerado para carga de celular sem fio.
Entre as novidades está um terceiro display opcional de 10,9" para o passageiro, que permite visualizar e controlar o sistema de entretenimento. Esse display foi projetado para que não cause distração ao motorista.
Ambas as versões do Panamera 2025 são equipadas com um sistema E-Hybrid que combina motores elétricos a um motor a combustão V6 biturbo de 2.9 litros. Na versão Panamera 4 E-Hybrid, o motor a combustão gera 304 cc, e o motor elétrico entrega 190 cv, totalizando uma potência combinada de 470 cv e torque de 650 Nm. Esse conjunto permite ao modelo acelerar de zero a 100 km/h em 4,1 segundos, com velocidade máxima de 280 km/h.
Já o Panamera 4S E-Hybrid conta com o mesmo motor a combustão V6, porém com ajuste mais dinâmico gerando 353 cc, essa versão alcança uma potência combinada de 544 cv e torque de 750 Nm. Como resultado, o Panamera 4S E-Hybrid acelera de zero a 100 km/h em 3,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 290 km/h.
O Panamera 4 E-Hybrid é oferecido a partir de R$ 803.000, enquanto a versão Panamera 4S E-Hybrid chega a R$ 922.000. Novidade na linha 2025, ambas as versões receberam aprimoramentos para melhorar autonomia elétrica e melhor resposta do acelerador. Isso inclui nova bateria de 25,9 kWh, que aumenta a capacidade em 45% e oferece cerca de 63 km de autonomia elétrica.
Suspensão é destaque à parte
A suspensão dos novos modelos Panamera é outro ponto de destaque. Equipados com o Porsche Active Ride, o sistema utiliza amortecedores ativos e tecnologia de dois estágios, que ajustam rapidamente o fluxo de volume em cada amortecedor conforme necessário.
O Panamera 2025 é capaz de inclinar automaticamente em curvas ou compensar o peso em situação de frenagem. Há ainda ajuste de altura de entrada e saída do veículo quando estacionado, aumentando o conforto. O sistema possui uma suspensão a ar com uma única câmera para economia de peso, garante uma condução suave, mantendo a carroceria estável mesmo em manobras dinâmicas. Com isso, o Panamera pode compensar movimentos, reduzindo forças de aceleração sobre os ocupantes.
Esse lançamento preserva a ampla lista de equipamentos de série do anterior, mas acrescenta itens como faróis matrix de LED e filtro de poeira com recirculação automática, apoiada por GPS. A Porsche oferece gratuitamente ao cliente o carregador On-Board-AC de 11 kW, que permite recarga completa da bateria em 2h39.
Além do carregador, a marca alemã oferece serviço de avaliação e instalação do equipamento na residência do proprietário, ampliando a conveniência do produto. A garantia do Panamera também foi estendida para quatro anos.
Os novos modelos Panamera já estão disponíveis para venda nos Porsche Centers em todo o país, com as primeiras entregas programadas já para este novembro de 2024.