Ouvindo...

Consórcio Ótimo está na fase final de testes da nova bilhetagem eletrônica

Testes operacionais e treinamento das equipes marcam a etapa final do projeto que contará com a migração automática dos cartões atuais para o novo sistema

Novo sistema de bilhetagem eletrônica será a partir do dia 16 de novembro

A Região Metropolitana de Belo Horizonte está prestes a vivenciar um novo e inovador capítulo no transporte público. O Consórcio Ótimo, responsável pela bilhetagem eletrônica dos ônibus metropolitanos, anuncia que o seu novo sistema de bilhetagem está em fase final de testes operacionais e treinamento das equipes. Com as bases totalmente preparadas, a virada definitiva para a nova tecnologia já tem data marcada: 16 de novembro. A partir desse dia, o sistema antigo dará lugar a uma plataforma moderna e totalmente online, trazendo mais rapidez, segurança e conveniência para os usuários.

“O novo sistema representa um grande avanço para o transporte público. Estamos abrindo as portas para inovações que não apenas otimizam a jornada dos passageiros, mas também criam oportunidades para a modernização contínua do setor”, afirma Rubens Lessa Carvalho, presidente do Consórcio Ótimo e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram).

A fase final para a virada tem um foco: o passageiro. Segundo Carlos Guedes, Diretor de Modernidade e Tecnologia do Consórcio Ótimo, tudo está sendo preparado para que a adesão seja rápida e sem sustos. “Estamos em contagem regressiva para o lançamento e nosso objetivo principal agora é garantir que a transição seja a mais tranquila possível. Guedes complementa: “Todos os validadores já estão sendo trocados gradativamente e quem usa os ônibus metropolitanos terá o seu cartão migrado automaticamente para o novo sistema, sem necessidade de troca. Nossa prioridade é oferecer uma experiência segura, ágil e eficiente”.

O que muda

Um dos principais benefícios do novo sistema será a agilidade no processamento das recargas, realizadas através do aplicativo ÓtimoAPP e de outros canais de venda. A recarga, que antes demorava até 72 horas para ser validada, agora será ativada em minutos. Essa mudança representa um ganho expressivo de conveniência tanto para os passageiros quanto para as empresas empregadoras.

De acordo com o consórcio, essa agilidade se deve em grande parte por conta de um novo portal online de recargas lançado junto com a virada, que fará com que essas empresas empregadoras experimentem processos mais simples e desburocratizados na hora de recarregar os cartões do quadro de funcionários. “Toda a jornada da empresa empregadora será descomplicada e facilitada no novo sistema, gerando rapidez também para os trabalhadores que usam o cartão”, comenta Guedes.

Entre as inovações tecnológicas, destaca-se o uso de biometria facial para validar as gratuidades de forma automatizada e precisa, aumentando a segurança para os passageiros pagantes e evitando fraudes. O novo sistema de bilhetagem eletrônica também permitirá um bloqueio instantâneo de cartões roubados ou extraviados, que poderá ser registrado e comunicado em tempo real, diretamente nos validadores do sistema presentes nos ônibus e nos terminais.

Carlos Guedes ressalta a importância dessas inovações: “A tecnologia da biometria facial, por exemplo, será um divisor de águas no controle de gratuidade e na segurança dos passageiros. Com ela, vamos garantir que apenas quem tem direito utilize o benefício, além de proporcionar uma experiência mais rápida e eficiente no embarque. No caso do bloqueio instantâneo, a operação online permitirá o check automático do cartão no momento da sua validação, evitando que ele seja utilizado após o pedido de bloqueio”.

Todos os dias, nossos profissionais estão de olhos abertos e ouvidos atentos para levar até você todas as notícias e novidades que fazem uma cidade pulsar!