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Vencedores do Prêmio Mercantil de Jornalismo realizam trabalhos que valorizam os idosos

Concurso distribui mais de R$ 90 mil ao primeiro e segundo colocados para conteúdos veiculados nas mídias impressas, digitais e eletrônicas em capitais e cidades do interior

Prêmio Mercantil de Jornalismo deste ano buscou fomentar uma discussão necessária sobre o respeito e a valorização dos mais velhos

Foram conhecidos nesta semana os vencedores do 2º Prêmio Mercantil de Jornalismo que, nesta edição, avaliou trabalhos focados no tema “O valor da pessoa idosa”. O objetivo foi fomentar a produção de conteúdos que combatam o etarismo e promovam uma atitude mais positiva e respeitosa em relação aos idosos.

No total, foram distribuídos R$ 90 mil em prêmios. O concurso reforça a importância de narrativas que destacam o papel ativo da população 60+ em nossas comunidades.

Para a coordenadora de Comunicação Corporativa e Imprensa do Banco Mercantil, Juliana Xavier, a edição deste ano buscou não apenas destacar a riqueza de experiências e conhecimentos que os mais velhos têm a oferecer, mas também fomentar uma discussão necessária sobre o respeito e a valorização dessa população.

"É fundamental que os meios de comunicação contribuam para uma sociedade mais inclusiva, na qual o etarismo seja combatido e possamos reconhecer o papel ativo e essencial da geração prateada em nossas vidas e comunidades”, declara.

Os trabalhos foram avaliados em diferentes categorias, tais como mídia impressa e on-line, divididos nas categorias Capitais e Região Metropolitana e Interior e Demais localidades. Os primeiros lugares foram premiados com R$ 12 mil, enquanto os segundos colocados receberam R$ 6 mil. Além disso, a categoria especial para Podcast e Rádio também fez parte da competição, e ofereceu a mesma premiação e sem divisão regional.

Na categoria de Mídia Impressa para Capitais e Regiões Metropolitanas, o primeiro lugar foi conquistado por Milena Geovana, do jornal O Tempo, e a segunda posição ficou com Anderson Rocha, do Super Notícia. Na Mídia Online, Luiz Ribeiro, do Estado de Minas, foi premiado em primeiro lugar, enquanto Dione Alves, do Diário do Comércio, levou a segunda posição.

No Interior e Demais Localidades, na categoria de Mídia Online, o venedor foi Cláudia Prates, do G1/EPTV, e o segundo lugar ficou Jucimara Lima, do Liberal. Na Mídia Impressa, Jucimara Lima também conquistou o primeiro lugar, novamente pelo Liberal. Os demais trabalhos submetidos não atenderam aos requisitos do prêmio.

Na categoria de Podcast e Rádio, a primeira posição foi para Cinthya Oliveira, do O Tempo, e o segundo lugar para Queila Ariadne, também do O Tempo.

Os trabalhos foram avaliados por uma comissão de jurados, integrada por jornalistas do Banco Mercantil, com base nos seguintes critérios: relevância da notícia, pertinência ao tema, qualidade técnica (adequação à norma culta da língua portuguesa), qualidade do conteúdo, originalidade e criatividade.

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