A advocacia mineira tem um compromisso no próximo dia 17 de novembro, a eleição da OAB Minas Gerais, que, neste ano, conta com um sistema de votação online.
Mais dinâmico e inclusivo, o novo formato traz economia aos cofres da entidade. As últimas eleições da OAB-MG custaram mais de 2 milhões de reais, já no processo online o investido é menos de 15% desse valor. A agilidade do processo eleitoral, também, é um fator de destaque, já que não é necessário deslocamentos para áreas de votação.
De acordo com o presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, esse novo sistema de votação também é mais moderno, seguro e transparente, além de já ter demonstrado eficácia em outras regiões do País. “Em 2021, cinco seccionais utilizaram com sucesso esse formato, o Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e o Maranhão. Em todas elas caiu a abstenção e aumentou a participação da advocacia”, afirma.
CADASTRO
Para exercer o direito ao voto digital, advogados e advogadas de todo o Estado devem realizar atualização cadastral até o dia 15 de outubro. Para fazer o cadastro, basta preencher o formulário disponível no site da OAB-MG. É preciso informar número de celular e endereço de e-mail atualizados. Caso haja alguma dificuldade ou problema durante a realização do cadastro, o profissional deve entrar em contato com a central de suporte 0800 800 6000 ou pelo chat.
AUDITORIA
Para realizar o processo eleitoral, a empresa contratada pela Seccional Mineira foi a Webvoto, homologada pela OAB Nacional. A companhia já realizou cinco eleições anteriores, em 2021, e agora foi contratada pela maioria das seccionais que vão realizar eleições online. “A Webvoto tem expertise, tecnologia e oferecerá um processo com absoluta transparência. Inclusive, com uma ‘janela de transparência’, para acompanhamento de todos os profissionais técnicos contratados pelos pretendentes ao pleito”, reforça Leonardo.
Também foi contratada uma empresa de auditoria, a The Perfect Link, que acompanhará todo o processo para garantir segurança e transparência das eleições em todo o Estado.