Ouvindo...

Por um mundo mais saudável

CEO da rede de academias mineira, com ramificações em outros estados, revoluciona o conceito e vai além de oferecer “apenas” atividade física

Tadeu Madureira: “a equipe de profissionais da academia está capacitada para oferecer treinos adaptados às necessidades individuais de cada aluno”

À frente da rede de academias Pratique, que chegará a 200 unidades até o final de 2025, o empresário Tadeu Madureira garante investir na saúde mental, física e emocional dos seus alunos e colaboradores.

Para ele, sua empresa dá um passo à frente e redefine o conceito de bem-estar. Com a crença de que a saúde vai além do físico, a rede oferece muito mais do que inúmeras opções de atividades físicas, ao integrar em sua rede atividades e metodologia ações que misturam a saúde mental, física e emocional.

Nesta entrevista ao CIDADE CONECTA, o CEO e fundador da Pratique, que é especialista em educação física com mais de 20 anos de experiência, compartilha seus valores e projetos.

Como nasceu a Pratique?

A veia do empreendedorismo brasileiro sempre esteve em mim. Aos 20 anos já trabalhava para pagar a faculdade de Educação Física. Vendia verduras e suco nos sinais de trânsito. Aos 28 anos montei a primeira academia na garagem da casa da minha mãe. Após um ano na garagem, apareceu um ponto muito bom e chamei outros educadores físicos para entrarem nesta comigo. E estamos aí crescendo desde 2002. Nascemos em Minas Gerais (80) e hoje também estamos presentes em Santa Catarina (39), Paraná (três) e Espírito Santo (duas), um total de 124 unidades próprias.

Qual é a missão da empresa, na sua opinião?

Pesquisas mostram que a prática regular de atividade física não apenas melhora o condicionamento físico, mas também desempenha um papel crucial no fortalecimento da saúde mental e emocional. Nossa missão é transformar o mundo um lugar mais feliz e saudável. Aqui nós cuidamos das pessoas e começamos pela nossa equipe e seguimos com nossos alunos que hoje, somam cerca de 180 mil. Cientes disso, desenvolvemos uma abordagem inovadora que integra programas de treinamento físico com práticas voltadas para o bem-estar emocional e mental.

Quais são os diferenciais que a rede oferece?

Um deles é a Metodologia PowerGym, exclusiva da rede e que garante uma melhor experiência para seus alunos. Esta metodologia é única no Brasil. Dentro dela está a Diagnose, ferramenta criada para mapeamento dos desejos e necessidades dos alunos. Por meio dessa inteligência artificial é possível identificar o que o cliente quer mudar em sua vida e tudo que impede ele de conseguir a mudança. Após esse diagnóstico a IA apresenta as soluções perfeitas para atender os desejos e necessidades peculiares de cada um. A equipe de profissionais da academia está capacitada para oferecer treinos adaptados às necessidades individuais de cada aluno, levando em conta fatores físicos e emocionais.

Quais os planos de expansão para os próximos anos?

Somos uma prestadora de serviços do ramo de academias, especializada em saúde e bem-estar, físico, mental e emocional. Todas as unidades foram erguidas com investimentos próprios. Em 2022, logo após a pandemia e reposicionamento estratégico, elevou sua retenção de usuários, tivemos um crescimento significativo saindo de 32 unidades para mais de 100, com projeto de chegar a 200 unidades ao final de 2025.

Conta um pouco sobre a expressão “Praticanos” e sobre os projetos que os beneficiam.

Começando de dentro para fora, hoje temos mais de 2.500 colaboradores, os chamados carinhosamente de “Praticanos”. Mais de 250 hoje são sócios. Nosso compromisso ético vai além de seus colaboradores, estendendo a seus familiares. Um dos exemplos é o programa “Eu Te Quero Bem”, onde damos a oportunidade para que um dos familiares do colaborador tenha a oportunidade de treinar em qualquer unidade da Pratique de maneira gratuita.

O projeto “Saver” é pioneiro e se vocês costumam dizer que é um movimento social. De que forma?

Um dos projetos de mais importância na Pratique (e pioneiro) é o “Saver”, que nasceu de uma necessidade premente revelada durante a pandemia – o reconhecimento dos profissionais de Educação Física como elementos cruciais no setor da saúde. Muitos ligados apenas a um papel estético, esses profissionais tiveram sua importância silenciada, uma realidade que o projeto busca transformar. Se trata de muito mais que um projeto; é um movimento social. Ele oferece uma oportunidade única para aqueles no campo da Educação Física, cobrindo até 100% dos custos universitários para candidatos que demonstram aptidão e paixão pela área. A inclusão é um pilar central. Além dos futuros educadores físicos, o projeto estende seus benefícios a outros setores da academia, incluindo recepção e limpeza, proporcionando-lhes a chance de perseguir seus sonhos na Educação Física. Essa abordagem garante que o projeto não apenas crie profissionais qualificados, mas também promova a igualdade e a diversidade dentro do setor. Para “Um dos exemplos é o programa “Eu Te Quero Bem”, onde damos a oportunidade para que um dos familiares do colaborador tenha a oportunidade de treinar em qualquer unidade da Pratique de maneira gratuita.”

LEGENDA:

FOTO / Arquivo Pessoal

Tadeu Madureira: “a equipe de profissionais da academia está capacitada para oferecer treinos adaptados às necessidades individuais de cada aluno”

Todos os dias, nossos profissionais estão de olhos abertos e ouvidos atentos para levar até você todas as notícias e novidades que fazem uma cidade pulsar!