O bairro Belvedere, tradicionalmente conhecido por suas ruas tranquilas e arborizadas, está passando por uma metamorfose e se consolidando como um dos principais pontos de desenvolvimento comercial da Zona Sul de Belo Horizonte. Esse movimento é impulsionado por grandes investimentos como das incorporadoras Pentagna Inc e Urb3, que realizam seis empreendimentos comerciais no bairro, respondendo diretamente ao crescimento acelerado da vizinha Nova Lima, onde novos moradores de alto poder aquisitivo têm impulsionado a demanda por serviços e consumo.
Nos últimos anos, bairros como Vila da Serra e Vale do Sereno, em Nova Lima, tornaram-se epicentros de lançamentos imobiliários de alto padrão, atraindo uma população crescente e de renda elevada. No entanto, a topografia acidentada da região, com áreas montanhosas e de difícil acesso, limita a oferta de espaços comerciais. Com isso, o Belvedere, que possui um território mais plano e fácil de desenvolver, surge como o principal destino de consumo para essa nova elite.
“Estamos observando uma mudança significativa no perfil do Belvedere. Com o crescimento dos bairros de Nova Lima e a pouca oferta de comércio na região, o Belvedere está se tornando o ponto de consumo preferido para essa população de alta renda. A analogia que fazemos é que o Belvedere vai virar uma espécie de Jardins de Belo Horizonte, que é um tradicional bairro de São Paulo, que possui um comércio de altíssima qualidade e valor agregado”, explica Gabriel Pentagna, da Pentagna Inc.
Com o Belvedere abrigando parte dessa demanda reprimida por serviços, o bairro está em vias de se tornar um polo de luxo com uma oferta variada de comércios, restaurantes e serviços, enquanto mantém o charme de suas ruas arborizadas e baixa densidade populacional.
Entre os projetos em andamento, destacam-se quatro empreendimentos ao redor da Praça Arquiteto Ney Werneck, parte do complexo Pátio Belvedere, que integra lojas, academias e escritórios, sempre com a mesma identidade visual. O primeiro, já concluído, abriga marcas renomadas como Track&Field, Patbo e Instituto Ivo Faria. Os demais empreendimentos estão em diferentes fases de construção, com previsão de entrega até 2025. Além disso, outros dois empreendimentos serão realizados na Avenida José Maria Alkimin, onde será construída, pelas incorporadoras, uma praça em parceria com outras empresas onde se situa o Mirante das Pedras.
“Queremos oferecer ao bairro um espaço que combine utilidade e qualidade de vida. Cada um dos nossos empreendimentos é pensado para agregar valor ao Belvedere, mantendo a harmonia com a atmosfera residencial e tranquila do local. Revitalizamos o parquinho da Praça Arquiteto Ney Werneck, investindo mais de R$ 200 mil na reforma, e agora estamos viabilizando, com parceiros, uma nova reforma na mesma praça e a criação de uma nova praça no Mirante Belvedere, localizado na Avenida José Maria Alkimin”, destaca Gabriel Pentagna.
Com um investimento total que ultrapassa R$100 milhões, os projetos da Pentagna Inc e Urb3 não apenas revitalizam o Belvedere, mas também posicionam o bairro como o próximo grande destino comercial de luxo em Belo Horizonte, atendendo às necessidades de uma região em plena expansão.