Ouvindo...

Mineiros figuram em lista das 500 personalidades mais influentes da América Latina e do Caribe

Relação da Bloomberg Línea reconhece quem causa impacto na região e inspira milhões de pessoas com seu trabalho e sua atuação em diferentes segmentos

Os sete mineiros selecionados pela Bloomberg Línea são de várias áreas e ramos de atividades que se destacaram ao longo de 12 meses de avaliações

Sete mineiros aparecem na quarta edição da lista “ As 500 pessoas mais influentes da América Latina e do Caribe” publicada pela Bloomberg Línea nesta semana. Eles integram a seleção do Brasil, a maior economia da região, que tem o maior número de representantes, com 178 nomes.

São eles: Ailton Krenak, escritor, pesquisador, ambientalista e líder indígena; Alexandre Birman, CEO da Arezzo&Co; Bruno Ferrari, CEO e fundador da Oncoclínicas; Gustavo Werneck, CEO da Gerdau; João Vitor Menin, CEO global do Inter & Co; Rubens Menin, sócio fundador do grupo MRV&CO, entre outras empresas; e Sérgio Leite de Andrade, presidente do conselho de administração da Usiminas.

A lista destaca os latino-americanos que causam impacto e inspiram milhões de pessoas com seu trabalho e sua atuação em diferentes segmentos da economia, dos negócios, do mercado de capitais e da sociedade. Segundo a publicação, os líderes selecionados são exemplos do aproveitamento do enorme potencial da região, reconhecida mundialmente pela riqueza natural e pelo talento humano de excelência em todos os campos.

A edição deste ano marca a inclusão de quase 150 novos nomes. Para os organizadores, isso mostra que não se trata de um ranking com critérios puramente objetivos, mas de uma lista viva e dinâmica, elaborada com critérios relevantes pelo comitê editorial da Bloomberg Línea.

Durante o ano inteiro, os jurados buscaram conhecer, avaliar o impacto e a influência e depois destacar os latinos que têm transformado o mundo. Os quesitos de escolha incluem fatores como criação de empregos, investimentos que desencadearam uma atividade econômica maior, influência e inspiração em diversos setores, como finanças, artes, ciência e esportes e maior representação de líderes mulheres e grupos demográficos subrepresentados.

Quem é quem

  • Ailton Krenak: é escritor, pesquisador, ambientalista e líder indígena. Krenak é organizador da Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia, comendador da Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República, doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, e uma das principais lideranças indígenas brasileiras e internacionais.
  • Alexandre Birman: CEO da Arezzo&Co desenhou seu primeiro modelo com 12 anos — um sapato masculino para presentear o pai, Anderson Birman, fundador da companhia. Atualmente, a empresa tem liderado a transformação em uma house of brands de moda formada por marcas como Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever, Vans, My Shoes, Reserva e Oficina. Triatleta, foi nomeado “Designer of The Year” pela FFANY (Fashion Footwear Association of NY), em 2017.
  • Bruno Ferrari: CEO e fundador da Oncoclínicas, empresa que, sob sua gestão, cresceu para se tornar a maior rede privada de oncologia da América Latina - em uma das áreas da saúde que mais crescem em número de pacientes que necessitam de tratamento. Médico por formação, Ferrari consolidou uma empresa que é considerada referência no setor de saúde e que atraiu como principal investidor e acionista o Goldman Sachs.

  • Gustavo Werneck: CEO da Gerdau desde 2018 e membro do conselho de administração. O executivo é a primeira pessoa de fora da família Gerdau Johannpeter a liderar a empresa produtora de aço em seus 122 anos. Werneck já foi diretor corporativo de tecnologia (CIO) e diretor industrial da Gerdau Índia. O executivo prega a inovação e a aposta em tecnologia com uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço.
  • João Vitor Menin: CEO global do Inter & Co, um dos principais bancos digitais do Brasil da América Latina, e tem liderado a estratégia e a execução do plano de internacionalização no mercado dos Estados Unidos. O executivo iniciou sua carreira no Banco Intermedium, que deu origem justamente ao Inter. No cargo desde 2015, João Vitor é apontado como um dos responsáveis pela transformação digital e tecnológica do Inter, que é apontado por analistas do sell side como um dos players mais destacados do segmento.
  • Rubens Menin: Engenheiro comanda um dos grupos empresariais mais abrangentes e bem-sucedidos do país, que ganhou proeminência em particular ao longo da última década. Influente no setor privado e com trânsito em Brasília, é sócio fundador do grupo MRV&CO, formado pelas empresas do setor de habitação e construção MRV, Urba, Sensia, Luggo e a norte-americana Resia. O grupo é considerado a maior incorporadora residencial da América Latina. Menin também é fundador do banco Inter, da Log, empresa de propriedades comerciais e industriais, e da vinícola Menin Douro Estates, além de ser o principal acionista da CNN Brasil e da Rádio Itatiaia, entre outros negócios. Em 2018, ele foi o primeiro sul-americano vencedor do EY World Entrepreneur Of The Year. Menin também investe em projetos sociais, por meio do Instituto MRV, criado em 2014.
  • Sergio de Andrade: Presidente do conselho de administração da Usiminas e, desde julho de 2023, também ocupa o cargo de vice-presidente de assuntos estratégicos - em um momento em que a empresa faz investimentos relevantes para a modernização de seus auto-fornos e avança na descarbonização da operação. Com mais de 40 anos de carreira na siderúrgica, ocupou, sucessivamente, 14 posições executivas. Atua desde 2008 na diretoria estatutária da empresa. De 2016 a 2022, foi diretor-presidente da companhia. Desde 2017, é membro do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).
Jornalista, formado na PUC-MG em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, tem pós-graduação em Marketing. Possui experiência de mais de 30 anos na profissão, com passagens em vários veículos de imprensa de Belo Horizonte (Diário da Tarde, Hoje em Dia e Estado de Minas) . Também já atuou como assessor de imprensa. É integrante da Abrajet-MG (Associação Brasileira de Jornalistas Especializados em Turismo – Minas Gerais).