Apenas dois hotéis localizados em Minas Gerais fazem partes da primeira edição do ranking “Exame Casual 50 Melhores Hotéis do Brasil”, organizado pela importante revista brasileira.
Fasano BH, na 34ª e Grande Hotel de
Araxá, na 37ª colocação, figuram na lista, que traz opções em todas as regiões brasileiras, de lodge na Floresta Amazônica a estância no Pantanal, além de resorts em praias nordestinas e hotéis no centro financeiro do País.
Com 10 pontos, o Rosewood São Paulo ficou em primeiro lugar. Ele fica no complexo do Cidade Matarazzo, próximo à Avenida Paulista, e pertence à rede internacional de mesmo nome. Com 150 quartos, divididos em oito categorias que evidenciam o mobiliário histórico, o hotel incorpora a cultura brasileira, seja por meio das 450 obras de arte criadas em parceria com artistas locais que decoram os espaços, dos azulejos da piscina aos elevadores, ou da gastronomia, com seis restaurantes e bares para hóspedes e não hóspedes.
Na avaliação do ranking, o
Fasano Belo Horizonte, no sofisticado bairro de Lourdes na capital mineira, tem 77 suítes classificadas em sete categorias, que variam de 27 m2 a 110 m2. A publicação destaca que o hotel dispõe de academia e spa, que inclui três salas de massagem, sauna úmida e piscina. O espaço fica na cobertura, e proporciona mais comodidade e privacidade aos hóspedes e ao público externo, que também pode ter acesso ao local.
O
Grande Hotel Termas de Araxá também foi ressaltado pela publicação. Localizado na cidade mineira na região do Alto Paranaíba, a 360 quilômetros de BH, foi construído na década de 1940, hospedou celebridades da época e até Getúlio Vargas. A imponente construção de 33 mil m2, no centro de um grande parque ecológico, tem jardins projetados por Roberto Burle Marx. Possui 150 quartos, divididos em oito categorias que evidenciam o mobiliário histórico. A revista destaca as terapias ofertadas no spa, como massagem de som com taças tibetanas, oficina de aromaterapia e de florais, reiki e aulas de meditação guiada e yoga.
Segundo o periódico, o ranking “Exame Casual 50 Melhores Hotéis do Brasil” mostra a força do turismo local que tem se refletido em números. Em 2023, a atividade turística cresceu 6,9% na comparação com o período pré-pandemia, segundo dados do IBGE.
Para formar a lista, foi convidado um júri composto de 37 jornalistas, críticos e influenciadores do setor de turismo e estilo de vida de todo o País. Cada um deles indicou sete hotéis em que se hospedaram ou tiveram algum tipo de relacionamento, em eventos ou reportagens, nos últimos dois anos.