RITÁPOLIS (MG) - Localizada em Ritápolis, no Campo das Vertentes mineiro, a Vinícola Mil Vidas faz parte de uma estatística que anima cada vez mais o setor do enoturismo.
Existem hoje mais de 100 produtores de vinhos em Minas, e mais de mil hectares de vinhedos conduzidos com a técnica da dupla poda. Este potencial fez com que o Governo de Minas assinasse o protocolo de intenções com importantes parceiros que vão atuar na estruturação e criação da Rota dos Vinhos.
Inserida neste processo, a Mil Vidas, dos empresários Wander Oliveira e sua mulher Berenice Figueiredo, se tornou uma nova opção do enoturismo próximo às históricas São João Del Rey e Tiradentes. Além de visitar as vinhas e a bela fazenda onde estão inseridas, o turista também poderá degustar belos pratos com influência francesa e produtos mineiros no restaurante inaugurado recentemente no espaço. O visitante pode ainda degustar os vinhos, leva-los para casa adquiridos na adega ou fazer um piquenique em meio às videiras.
O restaurante tem um salão e varanda com capacidade para até 70 assentos, e uma área descoberta no jardim que reúne mais 16 lugares à mesa, com vista para um gramado de mais 800m2 de extensão.
O design do espaço é da arquiteta Alice Almeida, em sinergia com Rafael Brito - engenheiro agrônomo com especialização em paisagismo pela Universidade de Angers (França) -, que elaborou e executou o projeto paisagístico. A sede traz características marcantes dos biomas Cerrado e Mata Atlântica.
A região é linda e cabe até um hotel, com certeza. Mas os proprietários não têm esta intenção, embora não descartem a possibilidade de parcerias com empresas do ramo de hotelaria. Atualmente, o público são turistas individuais e grupos de amigos e familiares, que visitam a Mil Vidas para celebrar datas especiais. “A gente também está aberto para o segmento corporativo”, conta Wander Oliveira.
O projeto da Mil Vidas ocupa uma área de mais de 21 hectares, onde foram plantados três hectares de uva da variedade Syrah e dois hectares da variedade Sauvignon Blanc, com a primeira colheita realizada no inverno passado que originou cerca de 10 mil garrafas dos vinhos Mil Vidas Syrah Tinto, Syrah Rosé e Sauvignon Blanc.
Em 2025, em sociedade com outros vitivinicultores, a Mil Vidas fará espumantes (Chardonnay e Pinot Noir). A vinificação (e engarrafamento) é realizada na sede da Vitácea Brasil, em Caldas, no Sul de Minas.