A mineira Albanos recebeu, pela segunda vez, o prêmio de melhor cerveja do mundo pela World Beer Awards. A premiação aconteceu em Norwich, na Inglaterra. Desta vez, a Session IPA ganhou medalha de ouro na sua categoria IPA Session.
Outros rótulos da marca também subiram ao pódio: Albanos Brown Ale com prata, na categoria American Brown Ale; Albanos Pale Ale com bronze, na categoria Brazilian Pale Ale, e Albanos 1870 também bronze, na Dark Lager. Em 2021, a Albanos Accidentally Sour – Brown também foi eleita na categoria Sour & Wild Beer Oud Bruin.
O World Beer Awards destaca os melhores estilos de cerveja reconhecidos internacionalmente, como IPA, Stout e Sour. Cada cerveja é julgada com degustações às cegas para examinar de forma justa suas melhores qualidades. Neste ano, mais de três dúzias de juízes do mundo todo compuseram o painel, liderado pelo crítico de cerveja Pete Brown.
“O foco na qualidade do nosso produto é uma premissa desde a criação da Cervejaria Albanos. Nos últimos anos fizemos grandes investimentos na fábrica e na nossa produção e alcançar esse prêmio é um reconhecimento de todo o trabalho realizado”, afirma, feliz, o diretor da marca, Rodrigo Ferraz.
Medalhas e títulos
Com os novos reconhecimentos, a Albanos atualiza seu portfólio para 40 premiações, entre medalhas e títulos. Esta é a segunda vez que a Session IPA sobe ao pódio no World Beer Awards. Em 2022, a cerveja recebeu medalha de bronze na competição. O rótulo é marcado pelo corpo muito leve, teor alcoólico baixo e sabor em que se destaca o amargor dos lúpulos, de características cítricas.
Já a Albanos Brown Ale soma nove premiações. Ela traz um sabor inconfundível que pode remeter a castanhas e amêndoas, com amargor marcante, mas que não persiste na boca. A Albanos 1870, por sua vez, aumenta a coleção para sete medalhas, enquanto a Pale Ale, mais equilibrada entre amargor e doçura, para três medalhas.