Em um país, como o Brasil, onde o simples ato de abastecer o tanque do carro é um risco, ser uma empresa tradicional, com gestão familiar, sugere uma segurança aos consumidores. Eis o pilar da mineira
Para marcar a data, um evento na sede do Minaspetro, sindicado dos postos de combustíveis do Estado, acontece neste dia 31 de julho. Além de comemorar com os colaboradores, a empresa vai lançar o rebranding da marca. Trata-se de um processo pelo qual empresas passam para fazer ajustes, sensíveis ou completos, na maneira como se colocam ao público e ao mercado.
Este novo reposicionamento tem como objetivo preparar a rede para mais anos de vida que vêm pela frente. Para o empresário Alexandre Mendonça, à frente do grupo fundado pelo pai – o saudoso José Roberto Mendonça -, o segredo da consolidação da Rede MC se baseia muito nas pessoas.
Tanto que, no evento comemorativo, 29 colaboradores que trabalham ou já trabalharam na empresa – alguns com mais de 20 anos de dedicação – serão homenageadas. Também vai ser relembrada a história do fundador, com a participação dos familiares.
Alexandre Mendonça, com a sua mulher Ana Andrea, e as filhas Camila, Bruna e Gabriela: gestão tradicional e familiar é o segredo da credibilidade da Rede MC
No começo, troca de óleo
O que hoje é uma das principais redes de postos de Minas começou sua trajetória como revenda de óleo. Na verdade, o fundador José Roberto Mendonça era representante da antiga Atlantic, atual Ipiranga.
Durante muito tempo conheceu muitos revendedores de postos de combustíveis, em especial um que gostou muito de sua forma de trabalhar, vender e negociar. A sua habilidade comercial fez com que virasse sócio do revendedor em três postos de combustíveis.
O primeiro posto foi o Posto Trevão, no KM 1 da BR 262, atual Anel Rodoviário, que não existe mais. Anos depois a sociedade foi desfeita e “Seu Zé” resolveu seguir a carreira solo, a partir de 1974.
Hoje, com 17 postos em Belo Horizonte, a maioria na bandeira BR e dois Ipiranga, a Rede MC possui ainda quatro lojas de conveniência (duas BR Mania e duas MC Conveniência).