Com um misto de tradição e ruptura, e com uma cidade inteira como palco da Cerimônia de Abertura, os
Mesmo sob forte chuva, Paris se iluminou para o mundo, ao levar esta celebração do Estádio Olímpico para as ruas e rios. Por seis quilômetros ao longo do Rio Sena, as 205 delegações navegaram da Ponte de Austerlitz ao Trocadéro, aos pés da Torre Eiffel, símbolo máximo do turismo francês.
O time Brasil desfilou na segunda leva de embarcações, onde o brilho e a alegria dos brasileiros foi destaque.
Isaquias Queiroz, dono de quatro medalhas olímpicas na canoagem velocidade, e Raquel Kochhann, líder da seleção feminina de rugby e sobrevivente de um câncer no último ciclo, tiveram a honra de conduzir a bandeira do Brasil no barco Bel Ami. Rindo de orelha a orelha, em puro êxtase, os dois comandaram a festa da delegação, pela primeira vez majoritariamente feminina, a bordo.
Dentre os cerca de 100 representantes do País na cerimônia, entre atletas e oficiais, estavam os medalhistas olímpicos Rodrigo Pessoa, do hipismo saltos, Bárbara Seixas, do vôlei de praia, e Ketleyn Quadros, do judô. Além dos esportes já citados, participaram nomes de atletismo, badminton, boxe, ciclismo (BMX Frestyle, BMX Racing e MTB), esgrima, handebol feminino, hipismo adestramento e vela.
Os brasileiros estavam trajados com os polêmicos uniformes criados pela megastore Riachuelo, com peças que remetem à costura francesa e refletem a brasilidade através da arte das bordadeiras de Timbaúba (RN) e das Havaianas nos pés. Felizes, os atletas se mostraram honrados em representar o Brasil no maior espetáculo da terra.
Diferentemente de outras edições, a parada das nações não foi exibida de forma contínua. A alternância com espetáculos artísticos apresentou elementos da cultura francesa popularizados mundo afora, como a culinária, o balé, o Can-Can, o Moulin Rouge. Além disso, participaram nomes pops como Lady Gaga, Aya Nakamura e Céline Dion, que fechou a solenidade em momento de muita emoção em um palco montado aos pés da Torre Eiefel.
Nesse percurso, a chama olímpica passeou pelas mãos de anônimos e famosos como Zinédine Zidane, Rafael Nadal, Serena Williams, Nadia Comaneci, Carl Lewis e outros grandes nomes do esporte até chegar às mãos dos tricampeões olímpicos Teddy Riner e Marie-José Perec, que acenderam a pira olímpica em um balão.
Porta-bandeiras honrados
Carregar a bandeira do Brasil durante uma Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos é uma honra que poucos atletas tiveram na história. Isaquias Queiroz, da canoagem velocidade, e Raquel Kochhann, do rúgby sevens, entraram para esse seleto grupo, após serem os porta-bandeiras do Brasil em Paris.
Os dois mostraram entrosamento desde o início, na concentração da Vila Olímpica e no ônibus, com animados papos sobre esporte em geral. Depois, comandaram o barco brasileiro por todo o percurso de cerca de seis quilômetros no Rio Sena, alternando o carregamento da bandeira, e se mostraram muito felizes e emocionados com a oportunidade.
Após a participação brasileira na cerimônia, Raquel e Isaquias falaram sobre a sensação que viveram momentos antes sobre as águas de um dos maiores cartões postais de Paris.
“Foi uma experiência incrível, primeira vez que tenho a chance de uma abertura. Estar na festa e ser porta-bandeira foi muito especial para mim. Já tenho medalhas de ouro, prata e bronze, agora também posso colocar no currículo que fui o porta-bandeira em uma festa dessas, que vai entrar pra história. Fico muito feliz e grato por ter sido o escolhido”, acrescentou Isaquias.
Festa também no Taiti
Enquanto o Time Brasil desfilava no rio Sena na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a quase 15 mil quilômetros de distância dali - mais especificamente no Taiti -, os atletas de surfe também participaram de um evento para marcar o início da maior competição do planeta.
Neste esporte, o Brasil possui a maior equipe entre todos os países, com seis atletas. Tatiana Weston-Webb foi a porta-bandeira no local.
Já Gabriel Medina representou o País na tradicional cerimônia das areias, em que cada país coloca a areia de uma praia local dentro de um vaso. A praia escolhida pelo Brasil foi a do Rio de Janeiro. A cerimônia contou com uma linda celebração dos nativos que apresentou toda a cultura local, figurino caracterizado e música típica dessa ilha que possui uma natureza exuberante.
O Brasil tem a maior equipe de surfe nas Olimpíadas, com seus atletas
Programação na TV
Confira a agenda dos atletas brasileiros no sábado, 27, com horários de Brasília:
- 4h – Remo masculino: Lucas Verthein - Olympic Channel e Sportv 2
- 4h30 – Hipismo CCE, individual e equipes: Carlos Parro, Rafael Losano, Márcio Carvalho Jorge e Time Brasil - Olympic Channel
- 5h – Eliminatórias judô feminino (48 kg) e masculino (60 kg): Natasha Ferreira e Michel Augusto - CazéTV, Globo, Olympic Channel e Sportv 3; Esgrima espada feminino: Nathalie Moellhausen – Sportv; Remo feminino: Beatriz Cardoso - Sportv 2 e Olympic Channel
- 5h30 – Tiro esportivo pistola de ar: Philipe Chateaubrian
- 6h – Ginástica artística masculina: Diogo Soares e Artur Nory - CazéTV, Olympic Channel, Sportv (6h às 8h30), Sportv 2 (10h30 às 12h); Eliminatórias natação: Maria Fernanda Costa, Gabrielle Roncato, Eduardo Moraes, Guilherme Costa e Time Brasil - CazéTV, Globo, Olympic Channel e Sportv 2
- 7h – Eliminatórias skate street masculino: Felipe Gustavo, Giovanni Vianna, Kelvin Hoefler - CazéTV, Olympic Channel e Sportv 4; Tênis simples e duplas feminino: Beatriz Haddad, Laura Pigossi e Beatriz Haddad/Luisa Stefani - Olympic Channel
- 8h – Vôlei masculino: Itália x Brasil - CazéTV, Globo, Olympic Channel e Sportv 2
- 9h50 – Badminton simples feminino: Juliana Vieira - SporTV e Olympic Channel
- 10h – Tênis de mesa duplas mistas: Bruna Takahashi/Vitor Ishiy - Oympic Channel; Canoagem slalom masculino e feminino: Pepe Gonçalves e Ana Sátila
- 11h – Judô masculino (60kg) e feminino (48kg), disputa de medalha - CazéTV, Globo (se houver brasileiro nas finais) e Sportv 2
- 12h – Skate street masculino: final - Globo (caso haja brasileiros nas finais), Olympic Channel e Sportv 2
- 12h15 – Basquete masculino: França x Brasil - CazéTV, Globo, Olympic Channel e Sportv
- 14h – Surfe masculino: Gabriel Medina, João Chianca e Filipe Toledo - CazéTV, Globo, Olympic Channel e Sportv 2; Vôlei de praia masculino: George/André - Sportv, CazéTV
- 15h40 – Natação, finais - CazéTV, Globo, Olympic Channel e Sportv 2
- 18h40 – Surfe feminino: Tainá Hinckel, Luana Silva, Tatiana Weston-Webb - Sportv 3 e Olympic Channel