Ouvindo...

Chuva, shows e homenagens marcam abertura das Olimpíadas de Paris

Cerimônia inovadora com direito a desfile pelo Rio Sena tem time brasileiro animado em barco exclusivo, com 100 pessoas de diversas modalidades esportivas

Isaquias Queiroz e Raquel Kochhann, os porta-bandeiras, com o time Brasil na cerimônia de abertura: honrados

Com um misto de tradição e ruptura, e com uma cidade inteira como palco da Cerimônia de Abertura, os Jogos Olímpicos Paris 2024 começaram oficialmente nesta sexta-feira, 26. A transmissão no horário de Brasília começou às 14h30 (19h30 em Paris) e só terminou quatro horas depois.

Mesmo sob forte chuva, Paris se iluminou para o mundo, ao levar esta celebração do Estádio Olímpico para as ruas e rios. Por seis quilômetros ao longo do Rio Sena, as 205 delegações navegaram da Ponte de Austerlitz ao Trocadéro, aos pés da Torre Eiffel, símbolo máximo do turismo francês.

O time Brasil desfilou na segunda leva de embarcações, onde o brilho e a alegria dos brasileiros foi destaque.

Isaquias Queiroz, dono de quatro medalhas olímpicas na canoagem velocidade, e Raquel Kochhann, líder da seleção feminina de rugby e sobrevivente de um câncer no último ciclo, tiveram a honra de conduzir a bandeira do Brasil no barco Bel Ami. Rindo de orelha a orelha, em puro êxtase, os dois comandaram a festa da delegação, pela primeira vez majoritariamente feminina, a bordo.

Dentre os cerca de 100 representantes do País na cerimônia, entre atletas e oficiais, estavam os medalhistas olímpicos Rodrigo Pessoa, do hipismo saltos, Bárbara Seixas, do vôlei de praia, e Ketleyn Quadros, do judô. Além dos esportes já citados, participaram nomes de atletismo, badminton, boxe, ciclismo (BMX Frestyle, BMX Racing e MTB), esgrima, handebol feminino, hipismo adestramento e vela.

Os brasileiros estavam trajados com os polêmicos uniformes criados pela megastore Riachuelo, com peças que remetem à costura francesa e refletem a brasilidade através da arte das bordadeiras de Timbaúba (RN) e das Havaianas nos pés. Felizes, os atletas se mostraram honrados em representar o Brasil no maior espetáculo da terra.

“O Comitê Olímpico do Brasil está preparado para fazer uma grande participação. Nossos atletas que carregam a bandeira do Time Brasil no peito estão prontos para entrarem em cena nas arenas, piscinas, rios, mares e campos franceses. Eles trazem a força do brasileiro para quebrarem barreiras e escreverem suas histórias no movimento olímpico nacional”, disse o presidente do COB, Paulo Wanderley.

Diferentemente de outras edições, a parada das nações não foi exibida de forma contínua. A alternância com espetáculos artísticos apresentou elementos da cultura francesa popularizados mundo afora, como a culinária, o balé, o Can-Can, o Moulin Rouge. Além disso, participaram nomes pops como Lady Gaga, Aya Nakamura e Céline Dion, que fechou a solenidade em momento de muita emoção em um palco montado aos pés da Torre Eiefel.

Nesse percurso, a chama olímpica passeou pelas mãos de anônimos e famosos como Zinédine Zidane, Rafael Nadal, Serena Williams, Nadia Comaneci, Carl Lewis e outros grandes nomes do esporte até chegar às mãos dos tricampeões olímpicos Teddy Riner e Marie-José Perec, que acenderam a pira olímpica em um balão.

Porta-bandeiras honrados

Carregar a bandeira do Brasil durante uma Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos é uma honra que poucos atletas tiveram na história. Isaquias Queiroz, da canoagem velocidade, e Raquel Kochhann, do rúgby sevens, entraram para esse seleto grupo, após serem os porta-bandeiras do Brasil em Paris.

Os dois mostraram entrosamento desde o início, na concentração da Vila Olímpica e no ônibus, com animados papos sobre esporte em geral. Depois, comandaram o barco brasileiro por todo o percurso de cerca de seis quilômetros no Rio Sena, alternando o carregamento da bandeira, e se mostraram muito felizes e emocionados com a oportunidade.

Após a participação brasileira na cerimônia, Raquel e Isaquias falaram sobre a sensação que viveram momentos antes sobre as águas de um dos maiores cartões postais de Paris.

“Se eu pudesse definir em uma palavra, é magia. Foi mágico, incrível. Energia totalmente carregada e agora vamos aplicar isso dentro de campo também. O desfile todo foi especial, mas eu levo um pedacinho ainda mais especial de quando liguei pra minha família no meio para eles curtirem um pouquinho também com a bandeira, eles aproveitando e desfilando um pouco comigo, é um momento mais do que especial. Além de todos os brasileiros, encontramos milhares no caminho, tem um pouquinho da energia de cada um”, disse Raquel.

“Foi uma experiência incrível, primeira vez que tenho a chance de uma abertura. Estar na festa e ser porta-bandeira foi muito especial para mim. Já tenho medalhas de ouro, prata e bronze, agora também posso colocar no currículo que fui o porta-bandeira em uma festa dessas, que vai entrar pra história. Fico muito feliz e grato por ter sido o escolhido”, acrescentou Isaquias.

Festa também no Taiti

Enquanto o Time Brasil desfilava no rio Sena na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a quase 15 mil quilômetros de distância dali - mais especificamente no Taiti -, os atletas de surfe também participaram de um evento para marcar o início da maior competição do planeta.

Neste esporte, o Brasil possui a maior equipe entre todos os países, com seis atletas. Tatiana Weston-Webb foi a porta-bandeira no local.

Já Gabriel Medina representou o País na tradicional cerimônia das areias, em que cada país coloca a areia de uma praia local dentro de um vaso. A praia escolhida pelo Brasil foi a do Rio de Janeiro. A cerimônia contou com uma linda celebração dos nativos que apresentou toda a cultura local, figurino caracterizado e música típica dessa ilha que possui uma natureza exuberante.

O Brasil tem a maior equipe de surfe nas Olimpíadas, com seus atletas

“Sinto uma honra gigante carregar a bandeira do Brasil, especialmente aqui no Taiti, onde tem grande expectativa pros brasileiros e eu acho que a energia daqui do Taiti está transmitindo pro mundo inteiro, especialmente o nosso time, a gente está aqui como uma família e eu tenho certeza que tudo vai dar certo. Então, seu estou muito grata de ter mais uma oportunidade aqui, nessa olimpíada 2024 e eu estou muito animada”, afirmou Tati Weston-Webb.

Programação na TV

Confira a agenda dos atletas brasileiros no sábado, 27, com horários de Brasília:

  • 4h – Remo masculino: Lucas Verthein - Olympic Channel e Sportv 2
  • 4h30 – Hipismo CCE, individual e equipes: Carlos Parro, Rafael Losano, Márcio Carvalho Jorge e Time Brasil - Olympic Channel
  • 5h – Eliminatórias judô feminino (48 kg) e masculino (60 kg): Natasha Ferreira e Michel Augusto - CazéTV, Globo, Olympic Channel e Sportv 3; Esgrima espada feminino: Nathalie Moellhausen – Sportv; Remo feminino: Beatriz Cardoso - Sportv 2 e Olympic Channel
  • 5h30 – Tiro esportivo pistola de ar: Philipe Chateaubrian
  • 6h – Ginástica artística masculina: Diogo Soares e Artur Nory - CazéTV, Olympic Channel, Sportv (6h às 8h30), Sportv 2 (10h30 às 12h); Eliminatórias natação: Maria Fernanda Costa, Gabrielle Roncato, Eduardo Moraes, Guilherme Costa e Time Brasil - CazéTV, Globo, Olympic Channel e Sportv 2
  • 7h – Eliminatórias skate street masculino: Felipe Gustavo, Giovanni Vianna, Kelvin Hoefler - CazéTV, Olympic Channel e Sportv 4; Tênis simples e duplas feminino: Beatriz Haddad, Laura Pigossi e Beatriz Haddad/Luisa Stefani - Olympic Channel
  • 8h – Vôlei masculino: Itália x Brasil - CazéTV, Globo, Olympic Channel e Sportv 2
  • 9h50 – Badminton simples feminino: Juliana Vieira - SporTV e Olympic Channel
  • 10h – Tênis de mesa duplas mistas: Bruna Takahashi/Vitor Ishiy - Oympic Channel; Canoagem slalom masculino e feminino: Pepe Gonçalves e Ana Sátila
  • 11h – Judô masculino (60kg) e feminino (48kg), disputa de medalha - CazéTV, Globo (se houver brasileiro nas finais) e Sportv 2
  • 12h – Skate street masculino: final - Globo (caso haja brasileiros nas finais), Olympic Channel e Sportv 2
  • 12h15 – Basquete masculino: França x Brasil - CazéTV, Globo, Olympic Channel e Sportv
  • 14h – Surfe masculino: Gabriel Medina, João Chianca e Filipe Toledo - CazéTV, Globo, Olympic Channel e Sportv 2; Vôlei de praia masculino: George/André - Sportv, CazéTV
  • 15h40 – Natação, finais - CazéTV, Globo, Olympic Channel e Sportv 2
  • 18h40 – Surfe feminino: Tainá Hinckel, Luana Silva, Tatiana Weston-Webb - Sportv 3 e Olympic Channel
Todos os dias, nossos profissionais estão de olhos abertos e ouvidos atentos para levar até você todas as notícias e novidades que fazem uma cidade pulsar!