Uma microempresa de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), vem conquistando o mercado e algumas premiações produzindo azeites com sabores. A Kochen Azeites Saborizados está há apenas cinco anos de mercado, mas já coleciona reconhecimento global ao ganhar medalhas em concursos internacionais.
Produzidos na Fazenda Centenária Mato de Dentro, em Lagoa Santa, cidade da RMBH, os azeites apresentam diversos sabores como o de Pimenta, Mostarda e Mel, Gengibre, Limão Siciliano, Tomilho Decantado, Trufa Negra, Alho Flor de Sal, entre outros. O azeite de oliva extravirgem usado como base possui acidez inferior a 0,4 e de origem brasileira, espanhola e tunisiana.
A empresária Katya Salomão é quem está à frente do negócio que é uma tradição familiar. Para ela, ainda há muito o que ser explorado nesse
“O mercado de azeites saborizados é relativamente novo no Brasil, e até pouco tempo, o país não tinha expressão significativa nesse segmento. A Kochen tem sido pioneira, desbravando e transformando esse mercado. Enquanto a maioria dos supermercados oferece no máximo seis sabores de azeite, a Kochen se destaca com uma linha impressionante de mais de 30 opções. Nosso compromisso com a inovação e a ousadia nos sabores nos permitiu conquistar um público específico e exigente, sendo vanguardistas no segmento de azeites saborizados”, ressalta a empresária e sommelier de azeite.
Sobre o mercado brasileiro ter boa aceitação aos azeites saborizados, Katya Salomão diz que tudo é questão de maturidade e adaptação. “Estamos construindo um processo contínuo de valorização dos azeites saborizados, e nosso empenho tem rendido frutos. Conquistamos uma base fiel de consumidores e conseguimos projetar nossa marca com sucesso. O mercado brasileiro tem respondido positivamente, e continuamos comprometidos em elevar ainda mais o padrão e a aceitação dos azeites saborizados no país”.
Após a conquista de seis medalhas este ano, a marca também alcançou o mais prestigiado prêmio da categoria: Melhor Azeite Saborizado do Mundo em 2024, na 9ª edição do EVO International Olive Oil Contest (IOOC), com o sabor Menta, idealizado por Katya Salomão. Este ano, a marca levou quatro medalhas de ouro com os azeites de Menta, Pomodoro e Basílico, Alecrim e o de Orégano e duas de prata com Limão e com Cardamomo com Canela. O concurso é reconhecido mundialmente pela sua rigorosa avaliação, tornando a vitória um marco significativo para a empresa. A Kochen contabiliza um total de 17 medalhas ao longo de três anos consecutivos no EVO IOOC.
“Para a Kochen, o céu é o limite! Nosso compromisso é continuar aprimorando a qualidade, inovando nos sabores e conquistando cada vez mais clientes. Queremos estar presentes de forma constante na mesa das famílias, trazendo sabor e excelência a cada refeição. Nosso foco é manter um crescimento contínuo, sempre buscando novas maneiras de surpreender e satisfazer nossos consumidores. Estamos determinados a ser uma referência em azeites saborizados, elevando constantemente os padrões de qualidade e inovação” pontua Katya Salomão.
Azeite de menta
O azeite saborizado de menta, vencedor do IOOC 2024, é um produto artesanal que harmoniza com cordeiro, carnes vermelhas, saladas, caramelo salgado e sorvetes de creme e chocolate.
Desde 2016, o EVO IOOC se estabeleceu como uma das competições mais respeitadas do setor, estando entre os dois maiores concursos do mundo com nota máxima. O concurso promove e valoriza a indústria de azeites virgem extra e saborizados, permitindo a participação apenas de produtores que garantem a rastreabilidade e a origem de seus produtos. O júri, composto por especialistas internacionais, assegura a imparcialidade e a precisão na avaliação das amostras.