A Gaviões da Fiel promete transformar o Sambódromo em um verdadeiro ritual de resistência para este Carnaval. Fugindo do óbvio, a agremiação aposta em uma experiência sensorial profunda para apresentar seu novo enredo “Vozes Ancestrais Para Um Novo Amanhã”. A proposta não é apenas contar uma história, mas mergulhar o público em uma perspectiva espiritual sobre a preservação da natureza.
O guia da narrativa reside na lenda da Yakoana, o sopro sagrado utilizado pelos xamãs Yanomami para acessar dimensões espirituais. Através dessa lente mística, a escola pretende mostrar a floresta como um organismo vivo e sagrado.
O desfile deve traçar uma linha direta entre a sabedoria milenar dos povos originários e sua conexão íntima com a terra, até a urgência das mudanças climáticas e o que o mundo moderno ainda precisa aprender com quem preserva o bioma.
O foco central será a luta dos povos indígenas contra a invasão de suas terras e a exploração predatória, com isso, a Gaviões busca levar para a avenida um manifesto político e ambiental.