Itatiaia

Bloco 'Havayanas Usadas’ desfila em BH e celebra Michael Jackson e Olodum; veja fotos

A homenagem destaca a resistência e a força da cultura afro-brasileira; desfile acontece na Av. dos Andradas, na Região Leste de BH

Por e 
Bloco 'Havayanas Usadas’ desfila em BH e celebra Michael Jackson e Olodum; veja fotos • Foto: Mardélio Couto | Itatiaia

Com clássicos do Axe Music dos anos 80 e 90, o bloco 'Havaianas Usadas' reúne milhares de foliões na Av. dos Andradas, na altura do bairro Pompéia, na Região Leste de Belo Horizonte, durante a manhã desta segunda-feira (3). Com trio elétrico, bateria de músicos e ala de dançarinos, o bloco está colorindo a avenida dos Andradas com suas fantasias marcantes.

A concentração acontece em frente ao número 3562, desde às 9h da manhã, e o cortejo começou às 10h. Em 2025, o bloco traz o tema “Eles não ligam pra gente”, inspirado na canção “They Don’t Care About Us”, de Michael Jackson.

“A música é um hino contra a injustiça social, e sua gravação no Brasil, com a força percussiva do Olodum, simboliza a resistência cultural e a denúncia das desigualdades”, descreve o bloco nas redes sociais.

Segundo o folião Edi Ferreira, que saiu do Rio de Janeiro e veio para Belo Horizonte, o melhor da capital mineira é a tranquilidade.

“Vim do Rio de Janeiro e vim ficar na casa dos meus primos. Vim visitar, gostei de estar aqui. BH tem família, é um carnaval e família, no Rio não tem isso, aqui tem tranquilidade. Estou com minha esposa, meus primos e amigos. Fizemos uma ponte e vou ficar aqui até quarta”, disse ele.

Segundo a ambulante Meire Almeida, do bairro Sagrada Família, na região Leste de BH, as vendas tem sido boas, mas é preciso acordar cedo para chegar no bloco.

“Tem que começar cedo para garantir um lugar bom e vender tudo. Graças a deus todos as bebidas estou vendendo, as pessoas bebem mais drinks do que água”, começou brincando. Conforme Maire, “os preços das cervejas estão a partir de R$ 8 reais até R$ 15. A gente tenta agradar todos os foliões e preço permanece, estou vendendo bem", finalizou ela.

Criado em 2016, o Havayanas Usadas é um dos blocos mais queridos da capital mineira. O repertório é baseado no axé music dos anos 80 e 90 e tem influência dos blocos afro-baianos, além de flertar com músicas brasileiras de forma geral. Para informações em tempo real sobre o bloco, acesse as redes sociais: @havayanasusadas.

Por

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o Tá Sabendo no Instagram da Itatiaia.

Por

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Apresentador do quadro Palavra Aberta e debatedor do Conversa de Redação. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Vencedor de nove prêmios de jornalismo. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.

 

 

Belo Horizonte