Governo do PR propõe auxílio emergencial de R$ 50 mil a famílias atingidas por tornado

Projeto será votado neste domingo (9), em sessões extraordinárias, na Assembleia Legislativa do Paraná

Imagens mostram rastro de destruição deixado por tornado no Paraná

O governo do estado encaminhou, nesse sábado (8), um projeto de lei à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) que prevê a criação de um auxílio emergencial às famílias vítimas do tornado, que provocou destruição em municípios do Centro-Sul do estado na última sexta-feira (7).

O texto prevê o repasse direto de recursos para quem teve a casa destruída pelo vendaval. A previsão é que possam ser destinados até R$ 50 mil a cada família. A Alep votará essa proposta, em duas sessões extraordinárias, neste domingo (9).

O presidente da Alep, deputado Alexandre Curi (PSD), disse que a Assembleia deve “homologar o decreto enviado pelo governo para desburocratizar e facilitar os investimentos e, também, uma mensagem para alterar o Fundo de Catástrofe permitido que o governo repasse os recursos diretamente para as pessoas afetadas”.

Segundo o chefe da Defesa Civil Estadual, coronel Fernando Schunig, o objetivo é garantir uma resposta rápida diante da gravidade da situação. “Os prejuízos são muito grandes, os danos são severos e esse apoio do Estado é essencial neste momento”, afirmou.

Na manhã de sábado, o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), já havia mencionado em entrevista coletiva que trabalharia para liberar recursos imediatamente aos municípios atingidos pelo tornado.

“Além do que já temos, essa nova lei vai possibilitar auxiliar na recuperação de maneira muito mais célere”, declarou o governador.

Dados da Defesa Civil do Paraná apontam que mais de 1 mil pessoas estão desabrigadas e desalojadas apenas em Rio Bonito do Iguaçu, a cidade mais afetada pela passagem do tornado pelo estado.

Tornado registrou ventos acima dos 250 km/h

Com ventos acima dos 250 km/h, o tornado que devastou diversos municípios do Paraná atingiu a classificação EF3 - a terceira maior escala de força, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

O Simepar fez a classificação do tornado com base nas imagens da destruição provocada pelo fenômeno climático e de radares meteorológicos.

Ainda de acordo com o Simepar, o tornado se formou de um ciclone extratropical que atingiu algumas partes da Região Sul.

Além de Rio Bonito do Sul, os municípios de Candói e Entre Rios (distrito de Guarapuava) também registraram grande destruição devido ao tornado.

Leia também

Jorge de Sousa colabora com a Itatiaia na cobertura do tornado que arrasou cidades no interior do Paraná e de Santa Catarina.

Ouvindo...