Justiça mantém prisão de homem que atropelou e matou irmãos em SP
Motorista indiciado por homicídio e lesão corporal dolosos, após atropelar e matar Sophia e Isaías de Oliveira Santos na Grande SP

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) manteve, neste sábado (4) a prisão em flagrante de Demóstenes Dias de Macedo, de 64 anos, que atropelou e matou dois irmãos — Sophia de Oliveira Santos, de 10 anos, e Isaías de Oliveira Santos, de 6 — em Diadema, na Grande São Paulo, na tarde de sexta-feira (3).
Após o atropelamento, Demóstenes, que dirigia um Hyundai Creta, teve a embriaguez confirmada por exame clínico e foi preso em flagrante, segundo a Secretaria de Segurança Pública. O caso foi registrado no 3º Distrito Policial de Diadema, onde ele foi indiciado por homicídio e lesão corporal dolosos.
A informação da manutenção da prisão de Demóstenes foi publicada pelo portal G1.
Vídeo flagra momento do atropelamento
Um vídeo mostra o momento em que o motorista passa direto na Rua Santa Cruz, no bairro Taboão, e acerta as quatro crianças que brincavam no passeio de casa, pulando corda. Sophia e Isaías morreram na hora, enquanto as outras duas crianças ficaram feridas e foram socorridas para um hospital da região.
Antes da chegada da Polícia Militar, o motorista foi contido pela população, que tentou linchá-lo por conta da indignação causada pela velocidade com que ele dirigia o veículo.
A igreja na qual a família dos irmãos frequentava compartilhou, nas redes sociais, uma nova de pesar e lamentou a morte de Sophia e Isaías.
“Com profundo pesar, recebemos a notícia do falecimento de nossas amadas crianças. Neste momento de dor, nos unimos em oração, pedindo que o Senhor conforte o coração dos familiares, amigos e de toda a igreja. Cremos no amor e no cuidado de Deus, que acolhe os seus com ternura infinita. Que a paz do Senhor, que excede todo entendimento, fortaleça a todos neste tempo tão difícil”, diz a nota.
Amigos e parentes compartilham uma vaquinha online para ajudar nos custos da família, já que as crianças serão veladas no interior de Alagoas, conforme o Instituto Médico Legal (IML).
Motorista diz que bebeu 'uma lata de cerveja'
A Itatiaia teve acesso ao depoimento de Demóstenes. Ele reconheceu que ingeriu bebida alcoólica, afirmando que bebeu "uma lata de cerveja" na manhã de sexta, horas antes do acidente. O idoso ainda relatou que se atrapalhou com os pedais e, na sequência, colocou a marcha do carro automático no "drive", alegando que o acelerador emperrou. Por fim, disse que não conseguiu frear o veículo e evitar a colisão.
Porém, testemunhas apresentaram uma versão diferente sobre o estado de Demóstenes no momento do atropelamento, apontando que ele estava cambaleando, com a fala confusa e sinais de embriaguez.
O idoso se recusou a realizar o teste do bafômetro. No entanto, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que o motorista apresentava sinais de embriaguez, que foi constatada por meio de exame clínico no Instituto Médico Legal de Santo André, no ABC paulista.
A decisão da Justiça em manter a prisão preventiva de Demóstenes foi divulgada pelo G1. A Itatiaia entrou em contato com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) para mais informações sobre caso, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto.
Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o Tá Sabendo no Instagram da Itatiaia.




