Chuva em SP: desabamento deixa morto e feridos; carro cai em cratera na Região Metropolitana
De acordo com os Bombeiros, houve 14 chamados para queda de árvores, 6 para inundação ou enchente e 4 para desabamento nessa terça (23)

A chuva que atingiu a capital paulista e Região Metropolitana de São Paulo, entre essa terça (23) e quarta-feira (24), causou diversos estragos e deixou um morto.
O desabamento de um sobrado na Rua Engenheiro Costa Ourique, em Cangaíba, na Zona Leste de São Paulo, deixou uma pessoa morta e outras duas feridas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de dez pessoas habitavam a casa que desmoronou por volta da meia-noite desta quarta.
O primeiro pavimento do local, que funciona como cortiço, desabou em uma área de aproximadamente 30 metros quadrados e deixou três vítimas soterradas. Para retirar materiais e auxiliar no resgate das pessoas, equipes do Grupo de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas foram acionadas.
Uma das vítimas foi retirada dos escombros com parada cardiorrespiratória. No entanto, o óbito foi constatado ainda no local.
Além disso, um homem foi levado ao Pronto Socorro Planalto com ferimentos na perna. Outra pessoa sofreu ferimentos leves e dispensou atendimento. No local, compareceram cerca de 11 viaturas e 37 bombeiros.
Segundo a Defesa Civil, que compareceu à ocorrência, o local foi interditado. O órgão ainda apontou que o imóvel possuía quartos de locação.
Cerca de 37 pessoas, entre adultos e crianças, devem ser destinadas a vagas em abrigos com disponibilidade. Ainda de acordo com o órgão, "a vistoria técnica está prevista para esta quarta-feira, durante a manhã, e será realizada pela Subprefeitura da Penha".
A Secretaria de Segurança Pública informou que a Polícia Civil de São Paulo investiga o ocorrido. A perícia foi acionada e o caso foi registrado no 24º Distrito Policial (Ponte Rasa) como desabamento e morte suspeita. As circunstâncias da ocorrência ainda são apuradas.
Carro cai em cratera na Grande SP
Um veículo caiu dentro de uma cratera aberta na via da Rua João Dicieri, no bairro Parque Aliança, em Ribeirão Pires (SP), na noite dessa terça-feira (23).
Segundo a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, não houve registro de vítimas.
Testemunhas que estavam no local flagraram o incidente. Veja vídeo:
Crédito: Viva ABC
Após o ocorrido, equipes municipais realizaram o isolamento da área e seguem acompanhando a ocorrência. O local permanece interditado para avaliação técnica e adoção das medidas necessárias.
Balanço
De acordo com os Bombeiros, houve 14 chamados para queda de árvores, 6 para inundação ou enchente e 4 para desabamento nessa terça (23) em toda capital paulista e região metropolitana.
Sem alerta
A Defesa Civil de São Paulo não conseguiu enviar alertas sobre as chuvas dessa terça-feira (23). O sistema que manda mensagem para os celulares segue fora do ar, depois dos problemas cibernéticos ocorridos no último sábado (20).
O estado paulista enfrentou um dia de chuva forte. O acumulado ultrapassou os 50 milímetros em seis horas em cidades importantes como São Paulo, Sorocaba, Santo André, Barueri e Bertioga.
A Defesa Civil de São Paulo informou que possivelmente SMS seriam enviadas como alerta por conta da chuva.
Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduado em política e relações internacionais. Tem mais de 13 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.



