O curso de Medicina da
Na categoria Ranking de Cursos, a Medicina da UFMG ficou em quarto lugar geral, atrás apenas de três instituições estaduais de são Paulo: Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp). Em 2023 e 2024, o curso de Medicina da UFMG também estava na quarta posição geral, porém ficou atrás de outra federal, a Unifesp.
“Esse é um trabalho coletivo, do corpo docente, administrativo e dos estudantes, em prol de uma meta em comum, que é boa formação. Aqui nós prezamos a formação de médicos com competências técnico-científicas e humanísticas, com uma visão social e de valorização do SUS”, destacou a diretora da Faculdade de Medicina da UFMG, Alamanda Kfoury, celebrou o resultado.
Na categoria Ranking de Universidades, que abrange todos os cursos, a UFMG conquistou a quarta posição, com uma nota geral de 95,51. As três primeiras colocadas foram a USP (98,34), a Unicamp (97,99) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (96,40). Foram avaliadas as 40 carreiras com o maior número de ingressantes no Brasil. Entre os três cursos da unidade (Fonoaudiologia, Radiologia e Medicina), somente Medicina se destaca nos critérios de avaliação.
O Ranking Universitário Folha é uma análise anual do ensino superior brasileiro, promovida pela Folha de S. Paulo desde 2012. A avaliação considera dados e realiza duas pesquisas de opinião através do Datafolha, focando em cinco aspectos (pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação).
Os dados que fundamentam os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases nacionais e internacionais de periódicos científicos, de patentes, além de informações do Inep-MEC (Censo da Educação Superior e Enade), e em agências estaduais e federais que fomentam a ciência.