O programa
A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte e é aberta a crianças e adolescentes de 4 a 14 anos, mesmo que não estejam matriculados na rede municipal.
Criado para garantir o direito ao lazer durante o recesso e as férias escolares, o programa reúne cerca de 200 instituições de todas as regionais da cidade, entre Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e creches parceiras.
A programação é definida por cada unidade, assim como os dias em que haverá atividades. Entre as ações previstas estão oficinas de culinária e dança, brinquedos infláveis, sessões de cinema, apresentações circenses, práticas esportivas e caça ao tesouro. Também estão previstos passeios fora do ambiente escolar, como visitas a parques e ao boliche. Durante a participação no programa, cada criança ou adolescente receberá três refeições diárias.
De acordo com a gerente de Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Luana Oliveira, o primeiro dia será dedicado ao acolhimento dos participantes. Segundo ela, a proposta é criar um ambiente integrado e seguro.
“Esperamos que seja uma experiência divertida e atrativa para todos. Será o início de uma semana que fortalece os vínculos comunitários, cria boas memórias e também apoia as famílias durante o período de férias escolares”, afirmou.
Programa Escola das Férias
Quando: desta segunda (26) a sexta-feira (30)
Inscrições: devem ser feitas na secretaria da instituição de ensino
Quem pode participar: crianças e adolescentes de 4 a 14 anos (não é necessário ser aluno
da unidade)