Belo Horizonte
Itatiaia

Previsão do tempo: BH pode ter chuva moderada pelas próximas duas horas, diz Defesa Civil

Regiões já registram mais de 50% da chuva esperada para janeiro; a capital completa nove dias de precipitação consecutiva

Por
Chove forte na Avenida Barão Homem de Mello, na região Oeste de BH
Chove forte na Avenida Barão Homem de Mello, na região Oeste de BH • Lara Alves/Itatiaia

Esta quinta-feira (9) Belo Horizonte amanheceu com céu nublado e chuvas moderadas, conforme informações da Defesa Civil. A previsão é de que a condição instável se mantenha pelas próximas duas horas.

Regiões já registram mais da metade do esperado de chuva para janeiro em apenas nove dias. Conforme dados atualizados pela Defesa Civil, a Noroeste e a Centro-Sul lideram o ranking com 182,2 milímetros e 169,9 milímetros, respectivamente. A média histórica para o mês é de 330,9 milímetros. Confira o acumulado por região;

  • Barreiro: 149,0 (45,0%)
  • Centro-Sul: 169,9 (51,3%)
  • Leste: 134,8 (40,7%)
  • Nordeste: 94,2 (28,5%)
  • Noroeste: 182,2 (55,1%)
  • Norte: 94,8 (28,6%)
  • Oeste: 154,0 (46,5%)
  • Pampulha: 83,0 (25,1%)
  • Venda Nova: 89,4 (27,0%)
    Fonte: Defesa Civil de BH

Em 12 horas, entre 17h30 e 5h30 desta manhã, choveu quase 10% do esperado para todo o mês na região Leste. Por lá, segundo o órgão, foram 29,6 milímetros. Confira o acumulado por região nas últimas horas;

  • Barreiro: 6,0 (1,8%)
  • Centro-Sul: 17,9 (5,4%)
  • Leste: 29,6 (8,9%)
  • Nordeste: 6,8 (2,1%)
  • Noroeste: 25,4 (7,7%)
  • Norte: 5,4 (1,6%)
  • Oeste: 18,2 (5,5%)
  • Pampulha: 3,6 (1,1%)
  • Venda Nova: 1,0 (0,3%)
    Fonte: Defesa Civil de BH

As regiões Noroeste, Centro-Sul, Oeste e Barreiro estão sob alerta máximo para o risco de deslizamentos e desmoronamentos. Conforme o órgão, Venda Nova segue com risco moderado. O comunicado é válido até o próximo domingo (12). Terça-feira (7), duas casas desabaram parcialmente no bairro Jardim Leblon, na região de Venda Nova.

Chuva pelos próximos dias

Conforme a Itatiaia mostrou no início da semana, os que aguardam ansiosos pelos dias de sol firme terão que esperar mais um pouco: há previsões de chuva, pelo menos, até o próximo dia 15 de janeiro.

Claudemir de Azevedo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explicou: ''Esses dias com chuvas se devem à atuação de uma massa de ar quente, instável e com alto teor de umidade, além do padrão dos ventos nos níveis baixo, médio e alto da atmosfera — padrão típico do verão que favorece ao aumento das nuvens e ocorrência de chuvas.’'

Por

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.