Belo Horizonte
Itatiaia

Prefeita de Mário Campos diz que transporte metropolitano é 'drama gigantesco'

A prefeita, professora Andresa, afirmou que o município está tentando minimizar a situação com a empresa responsável pelo transporte metropolitano

Por e 
Neste ano, o governo estadual entregou uma nova frota de ônibus para diversas cidades da região metropolitana.
Neste ano, o governo estadual entregou uma nova frota de ônibus para diversas cidades da região metropolitana. • Gil Leonardi | Imprensa MG.

A prefeita de Mário Campos, na região metropolitana de Belo Horizonte, Professora Andresa (PSB), afirmou que, atualmente, não há ônibus diretos que conectem a cidade à capital mineira. "O transporte metropolitano é um drama gigantesco. Atualmente, os veículos não saem do município. Nós temos um único ônibus que vira ali na região do Fecho do Funil", disse em entrevista à Itatiaia nesta quarta-feira (25).

A única linha que conecta os dois municípios é a 3782, de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), com a tarifa de R$ 15,25.

No site do DER, consta que a linha circula apenas em dois horários: 5h20 e 17h20. Aos sábados, domingos e feriados, não há horários disponíveis.

De acordo com ela, para ter mais opções no trajeto para BH, os usuários precisam fazer o deslocamento para cidades vizinhas. "O outro transporte que traz a população até o Centro [de BH] sai de Brumadinho. De Mário Campos tem que parar numa estação em Sarzedo, o que piorou muito a situação", explicou.

Veja a entrevista na íntegra:

Segundo o comunicado, atualmente, as linhas disponíveis estão:

  • 3236 – Betim/Mário Campos (via Tarcísio)
  • 3789 – Brumadinho/Betim (via Sarzedo)
  • 3787 – Conceição de Itaguá/Belo Horizonte
  • 3732 – Instituto Cultural Inhotim/Belo Horizonte – Executivo
  • 3782R – Mário Campos/Belo Horizonte
  • 3782P – Mário Campos/Belo Horizonte
  • 3721 – Terminal Sarzedo/Fecho Funil – Mário Campos
  • 3785R – Terminal Sarzedo/Brumadinho
  • 3785P – Terminal Sarzedo/Brumadinho
  • 3722 – Terminal Sarzedo/Mário Campos (via Campo Belo)

A secretaria informa que, no horário de pico, a média é de 40 passageiros por viagem e, por isso, não seria possível ampliar o quadro de horários neste momento. "A Seinfra reforça que, havendo aumento na demanda, os horários poderão ser reavaliados", finaliza.

Por

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Por

Eustáquio Ramos tem quase 30 anos de carreira, sendo 25 anos na Itatiaia, onde apresenta o Jornal da Itatiaia 1ª Edição e é repórter especial de Política. É pós-graduado em Comunicação Empresarial. Coautor da Enciclopédia do Rádio Esportivo Mineiro e do Manual de Pronúncia da Itatiaia. Já teve passagens também pela TV Assembleia, TV Bandeirantes, TV Horizonte, Record, Alterosa e Canal 23.