Itatiaia

MG: animal silvestre invade quadra de escola, assusta alunos e bombeiros são chamados

Gambá foi retirado da grade de proteção da quadra, que fica em Conselheiro Lafaiete (MG) e solto em uma área de preservação

Por
Foto mostra gambá em quadra de escola em Conselheiro Lafaiete
Animal assustou alunos e professores de escola em Conselheiro Lafaiete • Divulgação/CBMMG

Alunos e funcionários de uma escola de Conselheiro Lafaiete, na região Central de Minas, foram surpreendidos por uma ‘visita’ inusitada na tarde desta terça-feira (19). Um gambá invadiu a quadra da instituição de ensino e causou medo em quem estava no local, sendo necessária a ação do Corpo de Bombeiros para que o animal fosse resgatado.

O que fazer ao encontrar um animal silvestre?

A primeira orientação é manter a calma, afastar lentamente, procurar um local seguro, e acionar os órgãos competentes para realizar a captura ( exemplos: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Polícia Militar do Meio Ambiente). Não atacar o animal, não jogar objetos para tentar afastar, e não tentar realizar a captura, se você não tiver conhecimento.

O que é feito com o animal após a captura?

Caso o animal não esteja machucado, o CBMMG realiza a captura de forma segura e retorna com o animal para o seu habitat natural. Na situação em que há ferimento, suspeita do animal estar doente, ou de forma que não consiga se proteger, o CBMMG encaminha para um órgão que tem competência para oferecer os primeiros socorros feito por uma equipe de médicos veterinários, como o Centro de Triagem de Animais Silvestre (CETAS), ou outras instituições.

Participe dos canais da Itatiaia:

Por

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.

 

 

Belo Horizonte