Belo Horizonte
Itatiaia

Hospital Risoleta Neves, em BH, restringe atendimentos por superlotação e governo suspende cirurgias eletivas

Unidade de saúde trabalha com o dobro da capacidade de atendimento; cirurgias ortopédicas eletivas serão suspensas em sete hospitais de BH para abrir mais leitos no Risoleta Neves

Por e 
Suspeito foi levado para o Hospital Risoleta Neves
A mulher ficou bastante machucada, foi levada ao Hospital Risoleta Neves e passa por exames • Sarah Dutra / UFMG

O Hospital Risoleta Neves, um dos principais prontos-socorros de Belo Horizonte, restringiu temporariamente o atendimento de novos pacientes devido à superlotação da urgência.

Em nota, a unidade de saúde afirmou que tem capacidade para atender 90 pacientes, mas que, apenas na manhã desta quarta-feira (23), registrou 180 entradas no pronto-socorro, mais que o dobro do limite.

Governo suspende cirurgias ortopédicas eletivas para desafogar hospital

Entre as ações para desafogar o sistema do Sistema Único de Saúde da capital (SUS-BH), está a suspensão das cirurgias ortopédicas eletivas em sete hospitais da rede. Como o Risoleta Neves concentra a maior parte das cirurgias ortopédicas de BH, a ideia é transferir as cirurgias de urgência para outros hospitais e liberar leitos na unidade.

Serão suspensas as cirurgias ortopédicas de urgência nos seguintes hospitais:

  1. Hospital da Baleia
  2. Hospital das Clínicas da UFMG
  3. Hospital Evangélico
  4. Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro
  5. Hospital São Francisco de Assis (Unidade Santa Lúcia)
  6. Santa Casa de Belo Horizonte
  7. Hospital da Faculdade de Ciências Médicas

"O Risoleta tem ficado bastante cheio. Nós estamos com uma dificuldade de tirar esse paciente cirúrgico ortopédico do hospital, o que dificulta que eles recebam novos pacientes. Ontem, a Secretaria de Saúde solicitou para os sete hospitais que fazem cirurgia ortopédica a suspensão das cirurgias eletivas. Eles vão oferecer esses leitos apenas para cirurgias de urgência ortopédicas. Com isso, a gente consegue não só desafogar o Risoleta, mas as UPAs e outras portas de urgência da cidade", explica.

"Na central de internação, a gente trabalha com cerca de 30 pacientes na ortopedia. O que a gente está vendo é um crescimento muito grande dessa necessidade. Hoje, a gente está com cerca de 100 pacientes na fila de urgência ortopédica. òr isso, nosso plano prevê que a gente interrompa temporariamente as cirurgias ortopédicas eletivas, como já fizemos três vezes ano passado", afirma.

Além da suspensão, o Hospital Risoleta Neves afirma que está adotando medidas internas para "reavaliação dos doentes, agilização para realização do apoio diagnóstico e de outros recursos que possam assegurar uma desospitalização (alta hospitalar) segura dos doentes, possibilitando uma movimentação adequada e mais ágil dos pacientes em atendimento ou internação".

Por

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.