Belo Horizonte
Itatiaia

Fotos: após chuva, região Nordeste de BH amanhece com lama, muito lixo e carros 'amontoados'

Por lá, segundo a Defesa Civil, foram 62,6 milímetros em apenas duas horas; moradores contabilizam prejuízos nesta quinta (14)

Por e 
carro arrastado chuva.jpg
Carros que arrastados durante chuva nessa quarta (14) em BH  • Imagens cedidas à Itatiaia

As ruas do bairro Maria Goretti, na região Nordeste de Belo Horizonte, um dos pontos mais castigados pela chuva, amanheceram nesta quinta-feira (14), tomadas por lama. No fim da tarde de ontem (13), imagens que mostravam carros cobertos pela água, tomaram as redes sociais. Hoje ainda é possível ver dois veículos destruídos ''amontoados''.

Por lá, segundo a Defesa Civil, foram 62,6 milímetros em apenas duas horas — correspondendo a 26,5% da precipitação esperada para todo o mês. Pela manhã, moradores fazem a limpeza das casas e contabilizam os prejuízos.

Equipes da prefeitura de Belo Horizonte (PBH) fazem uma vistoria, nesta manhã, no Parque Fazenda Lagoa do Nado, no bairro Itapoã, em Venda Nova, após o rompimento da barragem de contenção durante as chuvas fortes.

Conforme a Defesa Civil, em duas horas, a região registrou 74,4 milímetros, ou seja, 31,5% do esperado para o mês de novembro.

Cidade sob alerta

As regiões Nordeste e Venda Nova estão sob risco de deslizamentos e desabamentos devido à virtude dos volumes de chuvas registrados. O comunicado da Defesa Civil é válido até a próxima segunda-feira (18).

Diante disso, recomenda-se atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.

Há previsão de novas pancadas ainda hoje na capital. Conforme o órgão, a previsão meteorológica indica que o dia será de céu nublado, com chuvas e possíveis trovoadas isoladas. A temperatura mínima foi de 16,1 °C. A máxima estimada é de 25 °C.

Por

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.

Por

Jornalista formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Na Itatiaia desde 2008, é "cria" da rádio, onde começou como estagiário. É especialista na cobertura de jornalismo policial e também assuntos factuais. Também participou de coberturas especiais em BH, Minas Gerais e outros estados. Além de repórter, é também apresentador do programa Itatiaia Patrulha na ausência do titular e amigo, Renato Rios Neto.