Minas Gerais está na rota do ciclone extratropical que deve atingir o Sul do Brasil nesta sexta-feira (7) e no sábado (8). O fenômeno climático, que será seguido pela formação de uma frente fria, deve impactar as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com possibilidade de tempestades e ventania severa. A previsão é do Climatempo.
Segundo a meteorologia, as rajadas mais intensas devem variar entre 60 km/h e 85 km/h ainda nesta sexta. No sábado, os ventos se intensificam nas áreas litorâneas das regiões Sul e Sudeste.
O instituto alerta que as fortes rajadas podem ocorrer mesmo sem chuva. Os temporais devem se formar na noite desta sexta (7) sobre São Paulo e, no sábado, avançar para Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Além de Minas, os estados do Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Santa Catarina também estão na rota do ciclone extratropical.
As áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná também devem sentir o impacto dos ventos do ciclone extratropical, com maior ou menor intensidade. O destaque do Clima Tempo vai para o alerta da região Sudeste, onde a preocupação com a ventania deve acontecer neste sábado (8).
Ciclone extratropical pode causar tempestade no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil; MG está na rota
As áreas com maior risco de sentir a ventania ciclônica são: sul e leste de São Paulo, incluindo Grande São Paulo, litoral paulista, vales do Paraíba e do Ribeira, estado do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio e região Serrana Fluminense, e o Sul de Minas.