Chuva: sobe para 125 o número de cidades mineiras em situação de emergência
Defesa Civil alerta para chuvas de até 200 mm nas próximas 48 horas em Minas

Mais uma cidade mineira decretou situação de emergência, em decorrências das chuvas. O boletim da Defesa Civil estadual atualizado nesta quinta-feira (5) aponta que o governo reconheceu a necessidade de uma maior atenção também para Jaguaraçu. Agora, a lista de municípios nesta condição é de 125. Confira a lista completa
Alfenas
Capetinga
Aracitaba
Alto Rio Doce
Lassance
São João Del Rei
São Gonçalo do Sapucaí
Senador Firmino
Barbacena
Visconde do Rio Branco
Antônio Carlos
Muriaé
Urucânia
São Sebastião da Vargem Alegre
Paula Cândido
Presidnte Bernardes
Guiricema
Cana Verde
Poço Fundo
Santa Rita de Caldas
Alpercata
Três Corações
Nova União
Carandaí
Monte Santo de Minas
Piedade do Reio Grande
Capitão Enéas
Campos Gerais
Sacramento
Juruaia
Paiva
Açucena
Piraúba
Barão de Monte Alto
Cabo Verde
Silverânia
Muzambinho
Rio Piracicaba
Luisburgo
Uberaba
Cajuri
Almenara
São Domingos do Prata
Ouro Verde de Minas
Arapuá
Bandeira
Bom Jesus do Galho
Campestre
Capelinha
Carlos Chagas
Cataguases
Coimbra
Córrego Novo
Divisópolis
Dom Joaquim
Felisburgo
Ferros
Frei Gaspar
Galiléia
Jacinto
João Monlevade
Jordânia
Juramento
Ladainha
Munhoz
Naque
Paraopeba
Pavão
Peçanha
Pescador
Piranguinho
Rio do Prado
Salinas
Santo Antônio do Jacinto
São Francisco
Teófilo Otoni
Timóteo
Ubaporanga
Urucuia
Engenheiro Navarro
Coluna
Rio Vermelho
São Gonçalo do Abaeté
Gonzaga
Santa Efigênia de Minas
São José do Goiabal
Novo Oriente de Minas
Santa Helena de Minas
Bertópolis
Salto da Divisa
Vespasiano
Bela Vista de Minas
Dom Silvério
Carmo da Mata
São Geraldo da Piedade
Januária
Franciscópolis
Catuji
Santa Maria do Suaçuí
Imbé de Minas
Sardoá
Dionísio
Arinos
Marliéria
Comercinho
Umburatiba
Mendes Pimentel
Padre Paraíso
Poté
Antônio Dias
Mathias Lobato
Itacarambi
Machacalis
Espera Feliz
Pedra Azul
Campanário
São Pedro do Suaçui
Manhuaçu
Itutinga
Presidente Olegário
Aricanduva
Itaobim
Palmópolis
Nova Era
Jaguaraçu
Quatorze pessoas perderam a vida, em consequência, das fortes chuvas, desde o início do período chuvoso, iniciado em setembro do ano passado. Nove mil e cento e quarenta e oito pessoas precisaram deixar as casas e estão desabrigadas ou desalojadas.
Para ajudar os necessitados, o órgão já distribuiu 4.195 cestas básicas, 1.071 colchões, 1.159 kits dormitório, 1.996 kits higiene e 3.798 itens como água mineral, água sanitária, álcool, lonas e fraldas.
Alerta para chuvas fortes
A Defesa Civil alerta a população para a possibilidade de chuvas fortes até a próxima segunda-feira (9) nas áreas a Centro-Sul e Oeste de Minas Gerais, com um volume pluviométrico acima de 100 milímetros.
Os maiores volumes são esperados para as regiões Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Triângulo Mineiro, Noroeste, metropolitana de Belo Horizonte e Central.
O órgão pede que a população fique atenta a sinais que antecedem deslizamentos de terra como rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, árvores e postes inclinados.
Para receber os alertas meteorológicos da Defesa Civil, basta se cadastrar enviando uma mensagem de texto (SMS), com o CEP, para o número 40199.
Apresentadora e produtora da Rádio Itatiaia. Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Especialista em Mídias Digitais pela PUC Minas e em Produção de Rádio e TV pela Fumec. Já escreveu para as editorias de Política e Cidade nos jornais O Tempo e Super Notícia, e tem passagem pela FM O Tempo.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.

