Caso Alice: polícia prende um dos garçons acusados de matar mulher trans em BH

Arthur Caique Benjamim de Souza é réu por feminicídio qualificado; vítima é Alice Martins Alves

Caso Alice: polícia cumpre mandado e prende um dos garçons acusados de feminicídio

Militares do tático móvel cumpriram, na tarde desta sexta-feira (19), o mandado de prisão contra o garçom Arthur Caique Benjamin de Souza, de 27 anos. O réu, que responde pelo feminicídio qualificado de Alice Martins Alves, foi preso no bairro Penha, na Região Nordeste de Belo Horizonte.

Mais cedo, a Justiça de Minas Gerais havia decretado a medida cautelar contra Arthur Caique, após solicitação do Ministério Público (MPMG) e manifestação do advogado Tiago Lenoir, que atua como assistente de acusação e representa a família de Alice no processo.

O garçom William Gustavo de Jesus do Carmo, de 20 anos, também é réu pelo crime. No entanto, a juíza Ana Carolina Rauen Lopes, do Tribunal do Júri de BH, considerou que a participação dele no feminicídio ainda “demanda mais aprofundamento”.

Feminicídio e transfobia

Segundo a Polícia Civil (PCMG), os garçons da lanchonete Rei do Pastel perseguiram e espancaram a mulher trans na madrugada de 23 de outubro, após ela deixar o estabelecimento, localizado na Savassi, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, sem pagar uma conta de R$ 22.

Em coletiva de imprensa realizada em 4 de dezembro, a delegada Iara França afirmou que, embora a dívida tenha sido o estopim para o crime, a motivação transfóbica tornou as agressões mais brutais. Não há indícios de participação de outros funcionários.

Segundo as investigações, Arthur Caique Benjamin de Souza foi o coordenador do ataque. Ele era o responsável pela mesa e deixaria de receber uma gorjeta de R$ 2,20 em razão da conta não quitada. O réu possui passagens pela polícia por tentativa de roubo e uso de drogas.

Alice Martins Alves morreu aos 33 anos. Ela foi espancada na madrugada de 23 de outubro e faleceu em 9 de novembro por complicações dos ferimentos.

Leia também

Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.
Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.

Ouvindo...