Belo Horizonte
Itatiaia

BH segue em alerta para pancadas de chuva até domingo (18), último dia de Carnaval

Temporais devem vir acompanhados de raios e rajadas de vento; mais de 220 cidades mineiras também devem ter chuvas intensas nas próximas horas

Por
Chuva forte pode atingir Belo Horizonte  • Rômulo Ávila/Itatiaia

Belo Horizonte está em alerta para pancadas de chuva de até 50 milímetros, acompanhadas de raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. O comunicado foi emitido na manhã deste sábado (17) e é válido até às 8h de domingo (18), mas pode ser renovado em qualquer momento. Além da capital, outras 227 cidades de Minas Gerais estão em alerta para chuvas intensas (saiba mais no fim da matéria).

Minas em alerta

Mais de 227 cidades de Minas Gerais estão em alerta laranja para chuvas intensas, pelo menos, até as 8h deste domingo (18). Segundo o instituto, pode chover entre 50 e 100 milímetros ao dia, além da possibilidade de ventos intensos (entre 60-100 km/h), risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Recomendações durante a chuva

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros;
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil;
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Por

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.