BH registra sensação térmica abaixo de zero nesta quarta-feira (18); veja a previsão
Segundo a Defesa Civil, a temperatura mínima registrada foi de 12,5 °C, mas a sensação térmica chegou a -0,2 °C em alguns pontos da cidade

A quarta-feira (18) começou com frio intenso em Belo Horizonte. Segundo a Defesa Civil, a temperatura mínima registrada foi de 12,5 °C, mas a sensação térmica chegou a -0,2 °C em alguns pontos da cidade. Ao longo do dia, o céu deve ficar entre claro e parcialmente nublado, e a temperatura máxima prevista é de 25 °C.
Confira as temperaturas mínimas registradas por regional
- Barreiro: 14,1 °C às 6h10
- Centro-Sul: 13,7 °C às 6h10
- Oeste: 12,6 °C às 6h, com sensação térmica de -0,2 °C
- Pampulha: 14,7 °C às 6h, com sensação térmica de 14,9 °C
- Venda Nova: 12,5 °C às 5h25
A umidade relativa do ar deve atingir o índice mínimo de 35% durante a tarde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), níveis entre 20% e 30% configuram estado de atenção, e abaixo de 20%, estado de alerta. O ideal para o bem-estar humano está entre 40% e 70%.
Leia também: BH registra sensação térmica de −14,9 °C e ventos de até 70 km/h no dia mais frio do ano
Previsão para Minas Gerais
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve seguir estável em grande parte de Minas Gerais devido à atuação de uma massa de ar frio. No entanto, a circulação de ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico pode provocar chuvas leves no Leste do estado.
As temperaturas permanecem baixas. Ainda há possibilidade de geada fraca e isolada no Sul de Minas, especialmente nas áreas de maior altitude da Serra da Mantiqueira, na divisa com São Paulo.
Inverno começa na sexta-feira (21)
O inverno começa oficialmente nesta sexta-feira (21). Segundo Lucas Oliver, professor de geografia e cientista do clima, a estação deve apresentar temperaturas próximas da média histórica. “Isso indica que teremos um julho frio, diferente do ano passado, que foi bem quente”, explicou.
“Se essa previsão se confirmar, podemos ter episódios de chuva em agosto e setembro, o que ajudaria principalmente na redução das queimadas. Além disso, meses mais úmidos também indicam que o frio pode continuar. Mas julho deve ser o mês mais gelado, com dias frios como os que estamos vivenciando agora”, completou.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.



