Passageira relata tensão em voo da Azul que declarou emergência em Confins: 'pane elétrica'
Terapeuta de BH que mora Vitória da Conquista cita pane elétrica durante voo de emergência; Devido ao procedimento, a pista do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte ficou meia hora fechada

Uma passageira de 39 anos que estava com a filha, de 8, no voo da Azul que declarou situação de emergência e fechou a pista do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Grande BH, contou à Itatiaia o que aconteceu durante o voo AD 4114, com destino a Vitória da Conquista, na Bahia. Em razão da emergência, o terminal ficou fechado por 30 minutos.
A passageira é a terapeuta. Edilaine Freitas, natural de Belo Horizonte, mora em Vitória da Conquista. Edilaine diz que não houve pânico entre os passageiros, mas eles perceberam que algo estava errado. “A gente teve aquela sensação de que a aeronave não subia, ela não chegava em uma certa altura e estava muito baixa. E o tempo todo, os monitores e o aviso de apertar o cinto ficavam parados. Tinha o alarme dentro da aeronave disparando”, cita a passageira.
A terapeuta conta ainda ter notado o avião dando voltas. “A gente percebeu que ele estava justamente em círculos, não subia e ficava rodando. Tanto que, quando aterrizou, minha filha pequena que estava comigo acordou. Ela tinha começado a dormir e falou: ‘Já chegamos’, disse.
O site Flightradar, site que monitora voos em tempo real, mostra que a aeronave da Azul realizou várias manobras em círculo. O avião estava em altitude superior a 6 mil pés (cerca de 1,800 metros) quando começou a descer.

BH Airport e Azul se posicionam
Em nota, a BH Airport, concessionária responsável pelo terminal, informou que a pista ficou fechada por cerca de 30 minutos, “devido a um procedimento de emergência solicitado para uma aeronave da companhia Azul Linhas Aéreas. Por conta disso, dois voos precisaram ser alternados nessa manhã. A operação já está normalizada desde 9h45”, diz o texto.
Por meio de nota, a Companhia Áerea Azul confirmou que a aeronave precisou retornar para Confins devido a questões técnicas. A Companhia destaca também que o pouso e o desembarque dos clientes aconteceram normalmente e em total segurança.
"A Azul informa que o voo AD4114 (Confins-Vitória da Conquista) precisou retornar para o aeroporto de Confins, preventivamente, após a decolagem, devido a questões técnicas. A Companhia destaca que o pouso e o desembarque dos Clientes aconteceram normalmente e em total segurança. Os Clientes impactados estão recebendo a assistência prevista na Resolução 400 da Anac, e foram reacomodados em outra aeronave. A Azul lamenta eventuais transtornos e ressalta que medidas como essa são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial".
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o Tá Sabendo no Instagram da Itatiaia.
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.




