Instituições privadas já podem aderir ao Fies para vagas do 1º semestre de 2026

Prazo foi aberto nesta quinta-feira (27) e segue até as 23h59 do dia 4 de dezembro

Inscrições de instituições privadas podem ser feitas até 4 de dezembro

As instituições de ensino superior privadas interessadas em oferecer vagas em cursos de graduação pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre de 2026 já podem emitir e assinar o termo de adesão. O prazo foi aberto nesta quinta-feira (27) e segue até as 23h59 do dia 4 de dezembro.

As regras, o cronograma e os procedimentos para participação no processo seletivo constam no edital público nº 26/2025, publicado pelo Ministério da Educação (MEC).

Como aderir

A adesão deve ser realizada no Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), dentro do módulo FiesOferta. O termo de participação precisa ser assinado eletronicamente pelo representante legal da mantenedora da instituição, por meio da plataforma Gov.br.

O documento é emitido com base nas informações registradas no Cadastro e-MEC. Por isso, o MEC orienta que as instituições garantam a compatibilidade dos dados entre o e-MEC e o FiesOferta para evitar inconsistências na emissão do termo.

Sobre o programa

O Fies é um programa federal de financiamento estudantil voltado a estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação de instituições privadas de ensino superior.

* Informações com Agência Brasil

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...