Belo Horizonte
Itatiaia

Em 4 meses, Brasil ultrapassa marca de 1 milhão de casos prováveis de dengue

São Paulo é o estado com o maior número absoluto de casos, com 585.902 registros, seguido por Minas Gerais e Paraná

Por
Mobilização intensifica ações de prevenção após aumento das chuvas e risco de arboviroses • Instagram / Hellison Lopes / Reprodução

Em 4 meses, o Brasil já ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue. De acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses, são 1.010.833 casos prováveis de dengue. No mesmo período do ano passado, quando o país enfrentava a pior epidemia de dengue, mais de 4 milhões de casos prováveis já haviam sido confirmados.

Neste ano, a maior parte dos casos prováveis se concentra na faixa etária de 20 a 29 anos, com mais de 99 mil casos prováveis da doença. Seguido pelos grupos de 30 a 39 anos, de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos. Além disso, a maior parte dos casos são entre as mulheres, que respondem por 55% dos casos.

Respectivamente, brancos, pardos e pretos respondem pela maioria dos casos, com 50,4%, 31,1% e 4,8%. A maior parte dos casos de dengue estão concentrados em São Paulo.

Leia também:

O estado lidera o ranking de estados em números absolutos, com 585.902 casos da doença. São Paulo também mantém a liderança entre o maior coeficiente de incidência, com 1.274 casos para cada 100 mil pessoas.

Minas Gerais, Paraná e Goiás aparecem logo em seguida no ranking de estados em número absoluto, com 109.685, 80.285 e 46.90 casos, respectivamente.

Já na listagem de maior número de casos por coeficiente de incidência, Acre, com 888 casos para cada 100 mil pessoas e o Paraná com 679 casos para cada 100 mil pessoas aparecem em seguida.

*Sob supervisão de Marina Borges

Por

Jornalista formada pelo UniBH, é apaixonada pelo dinamismo do factual e pelo poder das histórias bem narradas. Com trajetória que inclui passagens pelo Sistema Faemg Senar, jornal Estado de Minas e g1 Minas, possui experiência em múltiplas plataformas e linguagens. Atualmente, integra a redação da Rádio Itatiaia, onde acompanha os principais acontecimentos de Minas Gerais, do Brasil e do mundo