Chuva no RS: vídeo mostra policiais de MG usando óculos de visão noturna em resgate
Polícia Militar mineira vai enviar mais 35 agentes para o Sul nesta quarta (8), junto com viaturas, barcos e equipamentos; tragédia já matou 90 pessoas, enquanto mais de 130 seguem desaparecidas

Agentes da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) atuam no resgate às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A equipe, que deve aumentar de cinco para 40 militares nas próximas horas, apoia inclusive a realização de operações noturnas com o uso de equipamentos especiais. A tragédia já matou 90 pessoas, deixou quase 130 mil desalojados e mais de 130 desaparecidos (veja como ajudar as vítimas no Rio Grande do Sul no fim da matéria).
‘Nesta terça (7), resgatamos um idoso enfermo, de aproximadamente 200 kg. Usamos o cesto de resgate para salvá-lo e agora ele está sendo socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Gostaria de agradecer toda a tropa da PMMG e o Comandante-Geral pelo apoio a sociedade do Rio Grande do Sul e aguardamos a chegada das novas tropas vindas de Minas’.
Temporal no RS
As regiões mais afetadas pelas chuvas no RS são: Central, Vale do Rio Pardo, Metropolitana, Serra Gaúcha e Vale do Taquari. Quase 1 milhão de pessoas estão sem água e 424 mil sem luz.
O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública em 336 cidades. Segundo a Defesa Civil, as fortes chuvas que atingem o estado gaúcho, desde segunda-feira (29), já afetaram mais de 870 mil pessoas. De acordo com os dados mais atualizados, são 83 mortos, 111 desaparecidos e 129.279 desalojados.
A Marinha do Brasil enviou equipes, embarcações, aeronaves e viaturas para ajudar no resgate. A Força Aérea Brasileira enviou dois helicópteros para resgatar vítimas em cidades isoladas por causa das interdições nas rodovias, como Candelária, por exemplo.
Como ajudar?
Segundo as autoridades, desabrigados e desalojados que foram acolhidos pela Defesa Civil precisam não só de alimentos, como também de colchões, roupas de cama e banho e também cobertores. Quem mora na região de Porto Alegre pode contribuir presencialmente no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual (avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, Porto Alegre).
Além de receber doações de vários itens, as autoridades permitem a doação de qualquer tipo de valor em dinheiro. Para permitir a colaboração de pessoas de outras cidades e estados, o Governo do Estado criou uma chave Pix para receber doações. Quem quiser contribuir, pode fazer um Pix para o CNPJ 92958800000138.
Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.



