Frente fria associada à formação de ciclone faz Inmet alertar para risco de tempo severo

Ciclone extratropical no RS pode provocar fortes instabilidades em seu avanço rumo aos estados do Centro-Oeste e Sudeste, com impactos em MG

Minas está no alerta de tempo severo do Inmet

A chegada de uma frente fria associada à formação de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul pode provocar fortes instabilidades em seu avanço rumo aos estados do Centro-Oeste e Sudeste, com impactos em Minas Gerais. O alerta de ‘risco de tempo severo’ é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“Estão previstas, ao longo do domingo (16) e segunda-feira (17), pancadas de chuva por vezes fortes, alta incidência de trovoadas, queda de granizo e fortes rajadas de vento, as quais podem superar os 100 km/h. Em razão das condições previstas, foi emitido um aviso de grande perigo (vermelho) para áreas do Mato Grosso do Sul, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul”, destaca nota do Inmet.

O instituto ressalta ainda que não estão descartados outros fenômenos severos, de abrangência mais localizada, tais como tornados e downbursts (colunas de ar em rápida descida que, ao atingirem o solo, se espalham horizontalmente, criando ventos fortes e destrutivos em linha reta), em áreas do Sul e Oeste do Rio Grande do Sul, oeste do Paraná e Santa Catarina e sul do Mato Grosso do Sul.

“Como o sistema frontal se desloca rapidamente, podem-se formar linhas de instabilidade (quando células de tempestade se alinham de forma geralmente contígua), que precedem por até centenas de quilômetros a chegada da frente fria propriamente caracterizada”, ressalta o texto.

Regiões afetadas:

Manhã de segunda-feira (17)
Estados: PR, MS e SP
Áreas: todo PR, todo MS e Oeste e Centro-Sul de SP.

Tarde de segunda-feira (17)
Estados: MS, PR, SP, MG, MT e GO
Áreas: Centro-Norte do MS, Norte e Leste do PR, todo SP, extremo Sul de GO, Sul e Oeste do MT, Triângulo e Sul de MG.

Noite de segunda-feira (17)
Estados: MS, MT, GO, SP, MG, RJ
Áreas: leste e norte de SP, Zona da Mata, Triângulo e Ssul de MG, Centro-Sul e Oeste do MT, Sul de GO, sul e Oeste do RJ.

Leia também

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.

Ouvindo...