Ciclone extratropical deve atingir a região Sul do país e provocar tempestades; entenda

Um ciclone extratropical está previsto para o Rio Grande do Sul na madrugada de domingo (16); outros estados também podem ser afetados

Pancadas de chuva fortes, alta incidência de trovoadas, queda de granizo e rajadas de vento até 100 km/h podem atingir o Sul, Sudeste e Centro-Oeste no domingo (16)

Um ciclone extratropical, associado a uma nova frente fria, deve atingir o Rio Grande do Sul (RS) na madrugada do próximo domingo (16). De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, trata-se de uma frente fria intensa para a época do ano. O fenômeno pode avançar rumo aos estados do Centro-Oeste e Sudeste.

Com isso, pancadas de chuva fortes, alta incidência de trovoadas, queda de granizo e rajadas de vento de até 100 km/h podem atingir diversos estados brasileiros ao longo do domingo (16) e da segunda-feira (17). Apenas no Rio Grande do Sul, mais de 300 cidades estão em alerta vermelho para tempestade — o mais alto na classificação.

Além do RS, o Mato Grosso do Sul, o Paraná e Santa Catarina também estão incluídos no comunicado, citado pelo órgão e disponível neste link. A pasta não descartou outros fenômenos severos, de abrangência mais localizada, como tornados e downbursts (fortes correntes de ar), em áreas do sul e oeste do Rio Grande do Sul, oeste do Paraná e Santa Catarina e sul do Mato Grosso do Sul.

Ainda conforme o Ministério da Agricultura e Pecuária, o sistema frontal se desloca rapidamente e pode levar à formação de linhas de instabilidade (quando células de tempestade se alinham de forma geralmente contígua), que podem preceder por até centenas de quilômetros a chegada da frente fria propriamente dita.

Veja as áreas afetadas

PeríodoEstados com maior probabilidade para ocorrência de tempo severoÁreas de destaque
Madrugada de domingo (16)RSCampanha Gaúcha.
Manhã de domingo (16)RS e SCTodo RS e oeste de SC.
Tarde de domingo (16)RS, SC, PR e MSTodo RS, toda SC, centro-oeste PR e sul MS.
Noite de domingo (16)RS, SC, PR e MSFaixa centro-norte RS, toda SC, oeste e centro-sul PR, faixa centro-sul MS.
Madrugada de segunda-feira (17)SC, PR, MS e SPNorte de SC, todo PR, todo MS e sudoeste de SP.
Manhã de segunda-feira (17)PR, MS e SPTodo PR, todo MS e oeste e centro-sul SP.
Tarde de segunda-feira (17)MS, PR, SP, MG, MT e GOCentro-norte do MS, norte e leste PR, todo SP, extremo sul GO, sul e leste MT, triângulo e sul MG.
Noite de segunda-feira (17)MS, MT, GO, SP, MG, RJLeste e norte de SP, Zona da mata, triângulo e sul MG, centro-sul e oeste MT, sul de GO, sul e oeste do RJ.

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas

Ouvindo...