Ouvindo...

Vídeo: Operação do Bope em festa junina deixa um morto e causa pânico em favela do RJ

O office boy Herus Guimarães Mendes, de 24 anos, estava na celebração da comunidade. levou dois tiros e não resistiu; ao menos cinco pessoas ficaram feridas

Herus Guimarães Mendes, de 24 anos, participava de festa junina quando foi baleado e morreu

Uma operação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) deixou um morto na madrugada deste sábado (7), no morro do Santo Amaro, no Catete, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ao menos cinco pessoas também ficaram feridas na ação. As informações são do portal g1.

Herus Guimarães Mendes, de 24 anos, trabalhava como office boy em uma imobiliária e estava em uma festa junina da comunidade quando foi atingido por dois tiros. Ele chegou a ser socorrido e lavado ao Hospital Glória D’Or, mas não resistiu.

O jovem deixou um filho de dois anos. Em entrevista ao g1, o pai de Herus questionou a ação policial que tirou a vida do filho. “A gente só quer que alguém nos procure e diga quem autorizou aquilo. Secretário de Segurança, chefe do Bope, que alguém nos procure e explique. Quem autorizou?”, disse Fernando Guimarães.

Leia também

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que os policiais invadiram a festa junina. É possível ver que acontecia uma apresentação de uma quadrilha e que havia dezenas de crianças no local. De repente, a música é interrompida, ouve-se barulhos de tiros e as pessoas saem correndo desesperadas.

Segundo moradores, a festa havia sido organizada pela comunidade e reunia crianças, famílias e visitantes de outras regiões da cidade. Nesta manhã, por volta das 11h, parentes de Herus fizeram um protesto na porta da 9ª DP (Catete) pedindo explicações para a operação.

Além de Herus, outras cinco pessoas foram baleadas na operação. Entre eles há um adolescente de 16 anos, que recebeu alta na manhã desta sexta, e um homem identificado como Leurimar Rodrigues de Souza, de 38 anos. A vítima trabalha como cozinheiro e está estável.

O que diz a PM

À Itatiaia, a Polícia Militar de Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) informou que uma equipe do Bope foi até a comunidade para checar informações sobre uma possível reunião de traficantes fortemente armados na Comunidade do Santo Amaro.

Ao chegar no local, a PM alega que os militares foram surpreendidos com tiros vindos dos criminosos e que não revidou. Em outro ponto da comunidade, houve troca de tiros. A corporação afirma que encaminhou um dos feridos ao Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro.

Os militares usavam câmeras corporais e as imagens serão analisadas pela corregedoria da PM. “O comando do BOPE também instaurou um procedimento apuratório para analisar as circunstâncias dos fatos”.

Veja a nota completa:

“A Assessoria de Imprensa da SEPM informa que, neste sábado (7/6), equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) realizaram uma ação emergencial para checar informações sobre a presença de diversos criminosos fortemente armados reunidos na Comunidade do Santo Amaro, no Catete, Zona Sul da Cidade do Rio, se preparando para uma possível investida de criminosos rivais visando uma disputa territorial na região.

No momento da ação, havia um evento na comunidade. De acordo com o comando do BOPE, criminosos atiraram contra os policiais nesta região, porém não houve revide por parte das equipes. Em outro ponto da comunidade, os criminosos atacaram as equipes novamente, gerando confronto.

Após estabilizarem a região, os policiais socorreram um homem ferido ao Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro. Outras quatro pessoas feridas deram entrada na mesma unidade de saúde. Um homem também deu entrada no Hospital Glória D’Or, onde não resistiu aos ferimentos.

Vale ressaltar que as equipes utilizavam câmeras de uso corporal e as imagens já estão sendo captadas e analisadas pela Corregedoria da Corporação. O comando do BOPE também instaurou um procedimento apuratório para analisar as circunstâncias dos fatos.

A ocorrência inicial foi registrada na 9ª DP”.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.