Ouvindo...

Em meio à chuva, Brasil pode ter a 1ª onda de calor de 2025 ; veja onde e quando

Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e do Paraná, além do extremo Oeste de São Paulo devem registrar temperaturas elevadas

O instituto Climatempo alerta para possibilidade de calor intenso em parte da região Sul do Brasil e de Mato Grosso do Sul nos próximos dias. O aviso, divulgado nesta quarta-feira (15), aponta temperatura acima de 40°C.

“O calor acima dos 40°C poderá ser observado nas áreas a Oeste do Rio Grande do Sul, regiões próximas da fronteira com a Argentina, e também no Oeste e Sul de Mato Grosso do Sul, regiões próximas da fronteira com o Paraguai”, informa.

O Climatempo explica que a ausência de frentes frias significa que o ar frio de origem polar não vai conseguir chegar a essas regiões e ‘uma bolha de ar muito quente se estabelece nos próximos dias’.

“Embora a abrangência da área de calor intenso não seja grande sobre o Brasil, esse período muito quente nesta região da América do Sul pode ser chamado de onda de calor. Temperaturas acima dos 40°C devem ocorrer nos próximos dias nestas regiões”.

A onda de calor deve persistir até o dia 18 de janeiro. “No dia 19, já há indicativo da entrada de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul interrompendo o período de calor intenso”.

Já na maior parte do Rio Grande do Sul, áreas a Oeste de Santa Catarina e do Paraná, o extremo Oeste de São Paulo e o Centro-sul de Mato Grosso do Sul também vão sentir um calor intenso nos próximos dias, com temperaturas de até 38°C.

“Até o dia 14 de janeiro, a maior temperatura em 2025 no Brasil, registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia foi de 41,8°C, no dia 10 de janeiro”.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.