Enel é multada em R$ 13 milhões por falhas no fornecimento de energia elétrica em SP

Punição foi aplicada nesta terça (4) pela Secretaria Nacional do Consumidor

Apagão registrado no Centro de São Paulo

A concessionária de energia elétrica Enel, que atende a capital paulista e cidades da Grande São Paulo, foi multada em R$ 13 milhões pela Secretaria Nacional do Consumidor, ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. A punição foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (4).

Conforme a publicação, a multa se deu pelas falhas no fornecimento de energia elétrica e demora no restabelecimento. O documento aponta prestação de serviço inadequado por não atender aos fins legitimamente esperados e às normas regulamentares, além de violações às normas do Código de Defesa do Consumidor.

Em um dos episódios de falta de luz, em março deste ano, 35 mil clientes ficaram sem energia elétrica no Centro da capital paulista, inclusive hospitais. A Prefeitura de São Paulo já solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) a rescisão do contrato de concessão.

A prestação do serviço por parte da concessionária é alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa e de apuração por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Caso a Enel renuncie ao direito de recorrer da multa, o valor que deverá ser pago tem redução de 25%. A reportagem tenta contato com a empresa.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...