Ouvindo...

Chuvas no Sul: equipes de resgate e voluntários retomam buscas pelas vítimas do temporal

Com os turnos trocados e os efetivos reforçados, as forças de segurança e os voluntários retomaram as buscas às 8h da manhã

Equipes de resgate e voluntários ajustam os últimos detalhes para retomar as buscas por 130 desaparecidos em decorrência dos temporais no Rio Grande do Sul.

A Itatiaia registrou a primeira embarcação da Polícia Federal saindo do Parque Pontual, às margens do Rio Guaíba, em Porto Alegre, por volta de 6h30 da manhã. A embarcação com polícias abordo foi até a cidade de Eldorado para realizar a troca de turno dos profissionais, esse comportamento está sendo adotado por várias forças se segurança.

Com os turnos trocados e os efetivos reforçados, as forças de segurança e os voluntários retomaram as buscas às 8h da manhã. Além dos 130 desaparecidos, eles tentam buscam por pessoas ilhadas e animais em áreas isoladas as margens do Guaíba.

Voluntários disseram à reportagem que algumas pessoas não querem deixar as residências em alguns pontos por temer que as casas possam ser furtadas. Pra evitar ação de criminosos, o Governo do Estado está reforçando a todo o momento a segurança em áreas alagadas ou isoladas.

Segundo o boletim mais atualizado da Defesa Civil, os temporais já mataram 100 pessoas no Rio Grande do Sul. As autoridades buscam por 130 pessoas.

Cruzeiro do Sul é a cidade com mais mortes até o momento: 8 óbitos no total. A cidade de cerca de 15 mil habitantes e fica às margens do Rio Taquari, a mais de 120 km da capital Porto Alegre.

A capital Porto Alegre já contabiliza 4 mortes até o momento.

Em todo o estado, 425 dos 497 municípios foram afetados pelas chuvas, sendo 147 blocos entre blocos parciais e totais. Isso quer dizer que os moradores de mais de 80% das cidades do Rio Grande do Sul estão sendo afetados pelos transtornos causados tempos temporais.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.