Ouvindo...

Semana de 4 dias aumenta produtividade e bem-estar dos funcionários, diz pesquisa

Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas foi feita com base nos dados dos trabalhadores de 21 empresas que aceitaram participar do projeto piloto

Pesquisa foi realizada pela Fundação Getúlio Vargas

Mais de 60% dos trabalhadores das empresas brasileiras que aceitaram testar a ‘semana de quatro dias’ com seus funcionários sentiram melhoras na execução de projetos, enquanto 44% tiveram mais capacidade de cumprir seus prazos. Os dados são de uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com o Boston College a partir de um projeto piloto desenvolvido pela 4 Day Week Brasil e 4 Day Week Global.

Inicialmente, 22 empresas e 280 trabalhadores participariam do projeto. Porém, durante o planejamento, uma das corporações decidiu abandonar o projeto. Quase 60% dos participantes eram mulheres e 72% do total do público era branco. Mais de 60% das companhias excluíram a sexta-feira da sua ‘semana útil’, enquanto 22% decidiram que a folga adicional seria na segunda.

Mais de 70% dos trabalhadores que participaram da pesquisa perceberam ‘muita satisfação com o trabalho’ com a semana de quatro dias. Confira abaixo os principais destaques da pesquisa:

Impacto no trabalho

  • 61,5% de melhoria na execução de projetos;
  • 44,4$ de melhoria na capacidade de cumprir prazos;
  • 58,5% de melhoria na criatividade e inovação;
  • 33,3% de melhoria na capacidade de angariar clientes;

Impacto no bem-estar

  • 82,4% com mais energia para realização de tarefas;
  • 62,7% de redução de estresse no trabalho;
  • 64,9% de redução do desgasta no final do dia;
  • 67% de redução de ansiedade semanal;
Leia também

Impacto na saúde

  • 64,5% de redução de exaustão frequente por causa do trabalho;
  • 46,3% praticaram exercício mais de três vezes por semana;
  • 27,1% aumento de quem dorme mais de 8 horas por noite;
  • 50% de redução na insônia

Impacto no social

  • 78,1% de aumento de energia para família e amigos;
  • 57,9% conseguiram conciliar melhor a vida pessoal e profissional;
  • 85,4% de maior colaboração;
  • 44% de melhoria na relação com o gestor ou líder

Quase 29% dos entrevistados afirmaram que não voltariam a trabalhar em uma empresa que adota a semana de cinco dias mesmo com um salário maior, enquanto 36,8% considerariam o retorno caso o salário oferecido fosse 50% maior do que o atual.

A pesquisa segue sendo realizada e, no segundo semestre de 2024, serão divulgados os dados consolidados de janeiro até junho, quando o projeto piloto será encerrado. Os dados obtidos serão considerados como dados oficiais sobre a adoção da semana de quatro dias no Brasil.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.