Um corredor morreu nesta quarta-feira (24) após sofrer um infarto durante uma corrida na cidade de Gravatá (PE), no último domingo (21).
Dorgival Celerino do Nascimento, de 50 anos, faleceu com complicações causadas por rabdomiólise, síndrome que pode apresentar “urina escura”.
A doença é geralmente causada por danos extensos ao músculo esquelético, causando a “destruição” das fibras musculares, que liberam componentes celulares, como a mioglobina, na corrente sanguínea.
A substância é filtrada pelos rins e excretada na urina, que se diferencia pela cor escura.
Estado grave
Dorgival Celerino do Nascimento correu uma prova com trajeto de 14 km em Gravatá, no agreste pernambucano, há cerca de 80km de Recife.
No trecho em que percorria a Serra das Russas, região que fica entre o litoral e o sertão de Pernambuco, ele começou a passar mal, precisou de atendimento médico e abandonou a prova antes do final.
De acordo com Hospital Regional do Agreste (HRA), o corredor deu entrada em uma unidade de saúde com quadro de infarto e foi encaminhado para a UTI, onde ficou internado em estado grave.
No dia seguinte, segunda (22), ele precisou ser transferido para o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru (PE), onde faleceu hoje (24).
Segundo o HRA, ele apresentava sintomas de rabdomiólise, doença que pode ser causada por excesso de exercício físico e ser uma complicação do infarto.
O infarto causa danos ao músculo cardíaco, o que pode levar à liberação de mioglobina na corrente sanguínea e pode danificar os rins quando for filtrada.
A rabdomiólise pode levar a insuficiência renal aguda, que pode ser fatal.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.