A Defesa Civil de São Paulo e o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura da capital paulista, emitiram um alerta com validade desta sexta-feira (17) até o domingo (19) de tempestades e rajadas de vento intensas.
Segundo o alerta, a soma do calor com a umidade proveniente da Amazônia e a passagem de uma frente fria criarão condições para pancadas de chuva forte no Estado de São Paulo. Além disso, existem condições para temporais, seguidos por raios, granizo e rajadas de vento intensas.
As rajadas de vento poderão variar entre 60 e 80 km/h, podendo alcançar, antes ou durante as chuvas, até 100 km/h - velocidade dos ventos no temporal de 3 de novembro que causou oito mortes do Estado.
Já para as condições de chuvas, conforme o alerta, na Região Metropolitana de São Paulo, Campinas e Sorocaba, acumulados devem ser de 100 mm. Em São José dos Campos, Litoral Norte, Vale do Paraíba, Itapeva e Serra da Mantiqueira de até 150mm. Baixada Santista, 120 mm.
Para as regiões de Presidente Prudente, Marília e Bauru, a previsão é de chuva com acumulados de até 90 mm. São José do Rio Preto, Araçatuba e Araraquara, 80 mm. E para as regiões de Franca, Barretos e Ribeirão Preto, 70 mm.
Na quarta-feira (15), fortes chuvas atingiram a Grande São Paulo e deixaram 290 mil consumidores sem energia elétrica. Até as 18h da quinta-feira (16), ainda havia 20 mil endereços sem luz.