O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) integrou a Operação Emergência Botos Tefé, que investiga a morte de mais de 150 botos no Lago Tefé, no interior do Amazonas.
A ação foi instaurada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, com apoio técnico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, associado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Equipes realizaram necropsia dos animais para documentar as lesões e coletar amostras que serão usadas para auxiliar a investigação da possível presença de patógenos, avaliação da qualidade da água e resgate e reabilitação de animais sobreviventes.
A região enfrenta um período de forte seca com diversos focos de calor. Recentemente, a temperatura da água do lago chegou a 39,1°C, quase 10°C acima do normal. De acordo com o boletim de estiagem do estado nortista, divulgado em 15 de outubro, 50 dos 62 municípios do Amazonas estão em situação de emergência. Mais de 451 mil pessoas foram afetadas.