Ouvindo...

Times

PF cumpre 21 mandados de prisão contra o tráfico internacional de drogas

Operação foi deflagrada em São Paulo e outros quatro estados nesta quinta (5)

Uma operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) contra o tráfico internacional de drogas cumpre, na manhã desta quinta-feira (5), 21 mandados de prisão e mais de 40 de busca e apreensão em São Paulo, Ceará, Paraná, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

Os alvos são integrantes de uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas. Durante as investigações, foram apreendidas 6,6 toneladas de cocaína em embarcações.

Na Operação Dontraz, a PF cumpre 17 mandados de prisão preventiva, por tempo indeterminado, 4 mandados de prisão temporária e outros 41 de busca e apreensão nos cinco estados.

A ação conta com o apoio da Marinha do Brasil, da Polícia Militar do estado de São Paulo e da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará.

Além dos mandados, foram decretadas ordens judiciais de sequestro de bens adquiridos pelos investigados com as práticas criminosas e o bloqueio de contas bancárias.

Segundo a PF, a investigação teve início em abril de 2022, quando um pesqueiro de bandeira brasileira foi interceptado na costa africana, carregado com 5,4 toneladas de cocaína. Na embarcação, havia sete tripulantes, cinco brasileiros e dois montenegrinos, que foram presos em flagrante.

Outra apreensão que ocorreu durantes as investigações foi a de 1,2 tonelada de cocaína em um pesqueiro abordado em alto mar, após ter partido de Fortaleza. Nele havia seis tripulantes, todos brasileiros, que foram presos em flagrante.

Conforme a polícia, a operação contou com a cooperação de autoridades de Cabo Verde, Estados Unidos da América e Inglaterra.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico transnacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro, e, se condenados, as penas podem chegar a 40 anos de prisão.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais