A polícia de SP investiga um professor de matemática que foi preso por agressão a um aluno, nesta terça-feira (3), dentro do campus da Unicamp. O docente estava com uma faca e spray de pimenta. O fato foi registrado por vídeo e divulgado nas redes sociais.
A confusão começou quando um grupo de alunos do Diretório Central dos Estudantes da Unicamp convidava estudantes para participar da greve que começara no dia anterior. Gustavo Bispo, um alunos agredidos, divulgou um vídeo nas redes sociais explicando o caso:
“Hoje um professor pegou no meu braço, me jogou no chão e levantou uma faca pra cima de mim”, disse o aluno, que também é diretor do DCE. Segundo ele, a faca tinha cerca de 20 cm de lâmina.
Já o professor de matemática Rafael Leão disse que usou a faca “para se defender”.
A universidade divulgou uma nota repudiando a atitude do professor: “A conduta do docente, para além do inquérito policial instaurado, será averiguada por meio dos procedimentos administrativos adequados e serão tomadas as medidas cabíveis”, disse a diretoria.
Em nota a polícia de SP disse que foi instaurado um Termo Circunstanciado (TC) no 7 DP de Campinas como lesão corporal e incitação ao crime:
“Na ocasião, um professor da instituição de ensino e um aluno foram conduzidos à delegacia e prestaram depoimento. Todas as partes foram ouvidas e o professor foi qualificado pela autoridade policial como vítima. A Polícia Civil está à disposição para formalização de novas denúncias e ressalta que novos fatos podem ser anexados ao TC para apreciação do Poder Judiciário e análise do Ministério Público”, descreve a SSP.