Ouvindo...

Justiça de SP determina uso de câmeras por todos os PMs

Liminar também proíbe uso de cordas para amarrar suspeitos

Uma decisão da Justiça de São Paulo determinou que todos os policiais militares do estado utilizem câmeras corporais nas fardas. A liminar, concedida na noite de quarta-feira (13), também proíbe o uso de outros meios que não as algemas para prender suspeitos. Com isso, o uso de cordas, por exemplo, está vetado.

A decisão é do juiz Josué Vilela Pimentel, da 8ª Vara da Fazenda Pública da capital paulista. A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) e aguarda retorno.

O magistrado também pediu que sejam instaladas câmeras de vigilância nos veículos da Polícia Militar (PM). O prazo para cumprimento dos pedidos é de 90 dias. Caso haja descumprimento, o juiz estipulou multa de R$ 100 mil.

A ação foi movida por quatro associações de defesa dos direitos humanos. Eles entraram na Justiça com os pedidos depois do caso de um homem negro que foi amarrado pelas mãos e pelos pés com uma corda por policiais militares - que foram afastados do trabalho nas ruas.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais