Uma decisão da Justiça de São Paulo determinou que todos os policiais militares do estado utilizem câmeras corporais nas fardas. A liminar, concedida na noite de quarta-feira (13), também proíbe o uso de outros meios que não as algemas para prender suspeitos. Com isso, o uso de cordas, por exemplo, está vetado.
A decisão é do juiz Josué Vilela Pimentel, da 8ª Vara da Fazenda Pública da capital paulista. A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) e aguarda retorno.
O magistrado também pediu que sejam instaladas câmeras de vigilância nos veículos da Polícia Militar (PM). O prazo para cumprimento dos pedidos é de 90 dias. Caso haja descumprimento, o juiz estipulou multa de R$ 100 mil.
A ação foi movida por quatro associações de defesa dos direitos humanos. Eles entraram na Justiça com os pedidos depois do caso de um homem negro que foi amarrado pelas mãos e pelos pés com uma corda por policiais militares - que foram afastados do trabalho nas ruas.