Um falso alarme de sequestro emitido por uma aeronave da Azul, que pousava no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na noite de sexta-feira (25), afetou mais de 50 voos, entre atrasos e cancelamentos. De acordo com a Infraero, o aeroporto teve as operações suspensas na sexta entre 20h49 e 21h49 por causa do incidente.
A torre de controle recebeu uma mensagem equivocada da cabine do voo Azul 4277, que havia saído de Recife (PE), com o código que trata do “apoderamento ilícito” da aeronave, informou a Infraero, por meio de nota.
“Diante dessa situação, a aeronave após o pouso foi direcionada para posição de intervenção, conforme protocolo estabelecido no Programa de Segurança, e as operações foram suspensas. Em seguida, a Polícia Federal iniciou os procedimentos de segurança e constatou que não tratava de apoderamento ilícito”, explicou a Infraero.
Com as operações suspensas, 32 voos atrasaram e 14 foram cancelados, somando partidas e chegadas. Reflexos também foram sentidos em outros aeroportos. No Santos Dumont, no Rio de Janeiro, oito voos foram cancelados na sexta.
A Gol emitiu uma nota informando que 12 voos foram cancelados na manhã deste sábado (26) como consequência do incidente, após readequação da malha aérea. A Latam explicou que os voos operam normalmente neste sábado.
Todas as companhias aéreas informaram que estavam prestando apoio aos clientes com voos atrasados e cancelados.