Uma panela de pressão explodiu na cozinha de um restaurante em Taguatinga, no Distrito Federal. Uma mulher que estava próxima ao fogão ficou ferida. O caso aconteceu na manhã de domingo (13).
A vítima foi socorrida pelo corpo de bombeiros da região e encaminhada para o Hospital Regional da Ceilândia (HRC). Ela apresentava dores, inchaço e queimaduras de primeiro grau na perna esquerda. Ela estava consciente e seu quadro de saúde é considerado estável.
Segundo a certificadora Brics, responsável por conceder a certificação de produtos baseada em normas nacionais e internacionais, os usuários de panelas de pressão devem tomar alguns cuidados para evitar acidentes.
Leia o manual de instruções: Antes de começar a usar uma panela, preste atenção a todas as instruções e avisos de segurança e siga estas instruções ao pé da letra.
Inspecione a panela de pressão antes de cozinhar: O anel de vedação de borracha ou silicone é fundamental para o bom funcionamento de uma panela de pressão. Antes de cozinhar, verifique se o anel de vedação está limpo e não está rachado ou seco.
Não encha demais a panela de pressão: Uma panela de pressão nunca deve estar mais de dois terços cheia. Isso é para evitar que os alimentos bloqueiem as aberturas na tampa da panela e para acúmulo de pressão.
Libere a pressão de maneira segura: Aprenda os procedimentos corretos para liberar o vapor da panela de pressão e abrir o aparelho. Certifique-se de entender como os recursos de segurança funcionam e siga os procedimentos corretos todas as vezes.
Limpe a panela corretamente: Após cada utilização, limpe bem o aparelho conforme indicado, prestando especial atenção às válvulas e aberturas que podem estar obstruídas por restos de alimentos.