Duas pessoas morreram e nove estão desaparecidas após o silo da cooperativa agroindustrial C.Vale explodir em Palotina, no Oeste do Paraná, no fim da tarde desta quarta-feira (26). Segundo o Consórcio Intermunicipal Samu Oeste (Consamu), também há registros de feridos.
O atendimento à ocorrência começou por volta das 17h. O Corpo de Bombeiros montou uma força-tarefa para combater o incêndio e fazer buscas pelos desaparecidos. As cidades de Cascavel e Toledo já disponibilizaram 35 socorristas e cães resgatistas para ajudar na operação.
Inicialmente, os bombeiros informaram que eram quatro vítimas fatais na ocorrência. Horas depois, fizeram a retificação, afirmando que são dois óbitos até o momento.
Confira imagens feitas por moradores da região
Após a explosão, uma nuvem de fumaça se espalhou pela região de Palotina. Moradores afirmam ter sentido o tremor da explosão a cerca de 8 quilômetros de distância do local. Os vidros de algumas casas se quebraram. O Corpo de Bombeiros pede que a população não se aproxime do local da explosão.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (Sesa) informou que está oferecendo apoio operacional e assistência por meio da estrutura hospitalar do Estado. A pasta confirmou que um paciente foi transferido para a Policlínica de Cascavel e que está à disposição do Hospital Municipal de Palotina. Os hospitais de referência do Paraná já foram acionados e estão preparados para acolher mais feridos.
O que é C. Vale?
A C.Vale é considerada a 2ª maior cooperativa do agronegócio paranaense e a 5ª maior do Sul do Brasil. A empresa tem 26 mil cooperados e 13 mil funcionários no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraguai. A C. Vale produz soja, milho, trigo, mandioca, leite, frango, peixe e suínos, atuando na prestação de serviços, como assistência agronômica, veterinária, comercial e operacional aos associados.
*Matéria atualizada às 21h48